Berinho Bantim e o prefeito do Amajari visitam comunidades do município para implantação de projeto

493

Projeto quer “oferecer alternativa econômica as comunidades”

Na manhã deste sábado, 2, na comunidade do Araçá, o deputado federal Berinho Bantim (PEN)  Secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- SEAPA, acompanhado do prefeito de Amajari, Moacir Mota (PR) e do Vice-Prefeito Diomedes Oliveira, estiveram na  comunidade do araçá no município de Amajari, na ocasião  apresentaram verbalmente  o projeto piloto para as comunidades do Ouro, Araçá e Guariba.

Segundo Bantim, neste primeiro momento estamos conversando com os lideres Tuxauas no sentindo de tirar todas as duvidas, “O projeto vai ser implantado em 30 hectares, dividido em três pólos de 10 hectares, “vamos fornecer sementes de milho e feijão, calcário, adubos com acompanhamento técnico com tudo isso vamos ajudar a encontrar um ponto de equilíbrio, para que os índios consigam explorar a terra, de forma que sejam beneficiados”, destacou Bantim.

Bantim, enfatizou ainda a parceria com o prefeito Moacir Mota (PR), “a prefeitura entra com o projeto de irrigação, que é de suma importância para o sucesso do projeto” Bantim lembrou ainda que o setor agrícola roraimense está em uma nova fase de crescimento. Ele citou a titulação de terras, o asfaltamento de vicinais produtivas, os tanques de peixes com distribuição de alevinos e ração para um ano, além da eletrificação rural com três pontos fundamentais que contribuem decisivamente para a evolução do setor.

De acordo com o prefeito Moacir Mota (PR), a parceria com o governo do estado através da secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é importante para o município, “nenhuma prefeitura consegue sobreviver sem parcerias e bons projetos. Vamos implantar o projeto de irrigação nas três comunidades, com que eles possam plantar e produzir com mais qualidade e buscar na sua própria terra o sustento para sua família. Esta é uma das metas que vamos alcançar na nossa gestão. A nossa meta é implantar em todas as comunidades indígenas do município” afirmou Mota. Deverá constituir um grupo de trabalho composto por representantes das próprias comunidades.

Os lideres indígenas

O Tuxaua, da comunidade Araçá, Avelino Ribeiro Duarte, “Pra nós é muito boa iniciativa”, a comunidade do Araçá tem 101 famílias. Na oportunidade o tuxaua pediu melhorias nas estradas e a construção da ponte.

 

O Tuxaua, da comunidade do Ouro, José Macuxi Lourenço, “destacou o projeto de mandioca implantado na comunidade, informando que as mulheres também participam do projeto “Esse projeto é muito bom, a nossa região é de lavrado, só tem essa diferença”. Na oportunidade o líder, destacou a falta de estrada e a queda freqüente de energia elétrica, causando prejuízo, “com as quedas constantes de energia alguns aparelhos não suportam e acabam queimando. Vários pára-raios estão queimados e as salas de aulas que medem 6×24, não toleram o calor “a comunidade tem 42 famílias.

O Tuxaua, da comunidade Guariba, Adezinaldo, “è uma boa iniciativa, a nossa comunidade vai apoiar, desde que siga adiante”

O Tuxaua, Venilton Ribeiro dos Santos, da comunidade Juraci, parabenizou a iniciativa do governo e da prefeitura, vamos apoiar, na oportunidade. Porem destacou “a falta de uma escola estadual na comunidade” e alertou sobre a situação precária que se encontra o colégio existente, a escola está caindo. Precisamos unir forças para desenvolver o projeto Eco Turismo em nossa comunidade que se chamará “pescou, soltou”.

Presenças

Alem do deputado federal Berinho Bantim (PEN) e Secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do prefeito de Amajari, Moacir Mota (PR) e do Vice-Prefeito Diomedes Oliveira, participaram da reunião, o Secretário municipal de assuntos indígenas, Raimundo Ribeiro, o Tuxaua, Venilton Ribeiro dos Santos da comunidade do Juraci, o Tuxaua, da comunidade Guariba, Adezinaldo, o tuxaua, da comunidade do Ouro, José Macuxi Lourenço e o Tuxaua, da comunidade do Araçá, Avelino Ribeiro Duarte.

Autor/ Rogério Ribeiro/Foto: Franci Souza.