Incêndio destrói campo de imigrantes no norte da França

999

10 pessoas se feriram ou foram intoxicadas. 1.550 viviam no complexo, em cabanas de madeira.

Um incêndio destruiu completamente o campo de imigrantes de Grande-Synthe, situado nos arredores da cidade de Dunkerque, no norte da França, informou o prefeito regional. Ao menos dez pessoas ficaram feridas pelas chamas ou intoxicadas pela fumaça no campo de imigrantes, que abrigava cerca de 1.500 pessoas em cabanas pré-fabricadas de madeira, informaram os bombeiros.

“Não resta mais nada além de um monte de cinzas”, afirmou Michel Lalande, prefeito da região norte da França.

Segundo Lalande, o incêndio começou na tarde desta segunda-feira (10), após uma briga entre afegãos e curdos iraquianos com arma branca, que deixou seis feridos.

imigrantes

Um dirigente municipal, Olivier Caremelle, afirmou que foi um incêndio “proposital”. “Atearam fogo a vários pontos diferentes, não pode ter ocorrido de outra forma”.

Os imigrantes foram retirados do campo e serão reinstalados em um centro de emergência, disse Lalande, acrescentando que “será impossível voltar a erguer cabanas no local”.

A população do Grande-Synthe havia aumentado consideravelmente desde a destruição, em outubro passado, de outro grande campo de imigrantes na mesma zona, conhecido como a Selva de Calais.

A costa norte da França atrai milhares de refugiados e imigrantes que tentam chegar à Grã-Bretanha, principalmente subindo clandestinamente em caminhões que se dirigem à ilha do outro lado do Canal da Mancha.

Autor: Da redaçã0 com  France Presse/Foto: Philippe Huguen / AFP Photo