Em Várzea Alegre, Alunos de eletrotécnica da Escola Dr. José Iran Costa recebem aula de campo sobre descarte de lixo

185

Na manhã de quinta-feira, 16 de maio, os alunos do curso de Eletrotécnica da Escola de Educação Profissional Dr. José Iran Costa participaram de uma aula de campo sobre o descarte de lixo no município. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Várzea Alegre, em parceria com a escola, teve como objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância da coleta seletiva e do descarte correto dos resíduos.

Acompanhados pelo Secretário de Meio Ambiente, J. Marcílio, e pela Educadora Ambiental do Governo de Várzea Alegre, Luiza Sousa, os 46 alunos visitaram duas realidades distintas em relação ao descarte de lixo: o lixão municipal e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Alegre – ASCAMARVA.

No lixão, os alunos puderam observar de perto a realidade do descarte a céu aberto, gerando um grande impacto visual e promovendo reflexões sobre os problemas ambientais causados por essa prática inadequada. Em seguida, os estudantes visitaram a Associação de Catadores, onde conheceram a importância da separação dos resíduos e do descarte correto em local adequado.

“Hoje estamos aqui para entender como funciona a coleta seletiva e a importância para a destinação correta do lixo. Esse foi um grandioso momento de aprendizado e reflexão. Sairemos daqui com uma nova visão de quanto é importante separar e destinar corretamente esses materiais. Essa nova visão levaremos para a vida e com certeza iremos multiplicar para muitas pessoas”, afirmou um grupo de alunos da Escola Dr. José Iran Costa.

Para o Secretário de Meio Ambiente, J. Marcílio, a educação ambiental é fundamental para a construção de um futuro mais sustentável. “Ações como essa aula de campo são essenciais para conscientizar os jovens sobre a importância do descarte correto do lixo e para estimular a sua participação na construção de um meio ambiente mais saudável”, ressaltou.

A Prefeitura de Várzea Alegre, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, tem intensificado as ações de educação ambiental no município. Através de palestras, oficinas e visitas técnicas, o objetivo é conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e promover a adoção de práticas sustentáveis.

Autor: Da redação com Marcos Filho/Foto: Divulgação