Dia do vereador é palco de bate-boca entre vereadores e plateia

769

Bate boca movimenta sessão da Câmara Municipal de Iguatu

O mês de outubro na Câmara Municipal de Iguatu-CE, começou como os meses anteriores muito: bla!!bla!, Discursos vazios, trocas de farpas, denuncismos e muito bate boca.

Na verdade, o modelo pouco interfere na corrupção, já que existem órgãos fiscalizadores e mesmo assim ela é contínua, parece que todos tendem a se corromper. Creio que a opinião pública deva estar sempre bem informada para combater este mal que prejudica os que mais necessitam dos serviços prestados pelos governos. A imprensa seria a fonte de denúncias, mas, ela também está inclusa no sistema corrupto.

noelho

O tom foi elevado por varias vezes e a temperatura política entre os vereadores foram aquecidas, o vereador governista, Nelho Bezerra sem partido e com indícios de migrar para o ninho tucano, era um dos mais agitados, no se discurso fez uma denuncia gravíssima e sem afirmar o nome do vereador (a) disse que um parlamentar recebeu beneficio para ajudar aprovar doação de lotes a particular, diante dessa denúncia, o presidente da Casa de Leis, vereador Rubenildo Cadeira (PRB), pediu de imediato que apure a denúncia através do conselho de ética, que é presidida pelo vereador, Vicente Reinaldo (PROS). Que também se pronunciou e solicitou a presença do vereador Nelho Bezerra na próxima segunda-feira 5, na comissão.

A confusão

Uma confusão corriqueira começou na sessão desta quinta-feira 1 º de outubro, durante discurso na tribuna do vereador , Louro da Barra (PMDB), quando um cidadão falou algo para outra pessoa na plateia, foi o motivo para o vereador branda contra o cidadão, alegando que as palavras era para ele, que de imediato reagiu, de acordo com o cidadão, respondia aos gritos e teve que ser contido pelos vereadores, Rubenildo Cadeira e Joaquim Pezão, que convidou o cidadão para se retirar do plenário, para evitar algo pior uma vez que os dois estavam nervosos. “Enquanto eu discursava, ele estava me xingando”, alega o vereador.

Providências

DSCN2802Diante desses fatos deselegantes e difamatórios, o presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Vereador Rubenildo Cadeira, informou que nas próximas sessões vai pede reforço policial. “Precisamos prevenir possíveis confusões, já que o assunto tem causado bastante repercussão na cidade. Por enquanto está no bate boca, e quando partir para agressão física. Estou elaborando umas medidas de segurança para a Casa de Leis” explicou Rubenildo.

Algumas sugestões

  • Controle no número de pessoas que vão entrar e sair no plenário;
  • Na entrada haverá revista para evitar a entrada de pessoas armadas no recinto;
  • Prevenir possíveis confusões.

 

Vereadores que foram hostilizados

Oposição

idosa caps

Na sessão de ordinária do dia, 29 de setembro, uma senhora com fortes indícios de distúrbio mental, segurava um cartaz bem produzido direcionando fortes criticas ao vereador de oposição Joaquim Pezão, a senhora também segurava uma vara de planta nativa nas mãos. Uma cena nítida de aproveitamento de uma senhora que usa medicamentos controlados, inclusive sendo assistida pelo CAPS.

Situação

O líder governista, vereador Bandeira Junior (PMDB), Pedro Lavor, João Lazaro (PSB), Nelho Bezerra, Antônio Baixinho (PSB) e Louro da Barra (PMDB), são os mais hostilizados, o vereador Marciano da Rodoviária (PSD) foi bombardeado nas mídias eletrônicas. Muitos desses fatos por incompatibilidade política, por falta de compromisso com a população iguatuense e de interesse pessoais, conforme as hostilização e criticas.

Quem é o vereador fantasma

Está dando pano pra mangas, o vereador Mario Rodrigues (PROS), apresentou requerimento para as autoridades competentes, Solicitando agilidade no fraude da eleição da mesa diretora da CMI, “A população e esta Casa de Leis quer saber quem é o 18º vereador, pois na eleição da mesa apareceram 18 votos, se esta legislatura tem apenas 17 vereadores?” explicou o parlamentar, diante dos fatos todos os pares pediram para assinar o requerimento.

Autor/Fotos: Rogério Ribeiro