Eleitor do Futuro – Escola sorteada é a São Vicente de Paula e TRE-RR recebe apoio de mais cinco instituições

691

eleitor do futuroA Escola Estadual São Vicente de Paula foi a sorteada para receber o Programa Eleitor do Futuro, que será lançado oficialmente no dia 11 de fevereiro, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR).

Fundada em 27 de setembro de 1963, a Escola Estadual São Vicente, uma das mais antigas do Estado, atende hoje 484 alunos do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano). Está localizada na Avenida Nossa Senhora da Consolata, n° 2.772, bairro São Vicente.

A unidade de ensino desenvolve uma série de projetos educacionais, entre eles, “Bulying”, “Agenda 21”, “Com-Vida” e Programa Mais Educação. A instituição conta com Sala de Recursos Multifuncionais, Sala de Leitura, Laboratório de Informática e Laboratório de Ciências.

Com o Programa Incremental de Saúde Bucal, a instituição realiza o atendimento gratuito de estudantes e comunidade, no gabinete odontológico implantado na escola. No ano passado, a equipe de futsal masculina da instituição representou o Estado de Roraima nos Jogos Escolares da Juventude, em Natal-RN.

Em 2014, a escola receberá o Programa Eleitor do Futuro, que levará palestras, treinamentos, atividades lúdicas e culturais e as eleições estudantis com todas as etapas de uma eleição real. “Os candidatos serão escolhidos dentro da escola e cada um representará uma política pública”, explica Mauro Campello.

Apoio

A Justiça Eleitoral roraimense está comemorando o sucesso do Programa, mesmo antes do lançamento oficial, pois já confirmou o apoio de mais cinco instituições públicas e privadas. O Sesc-RR se comprometeu a ofertar, além de brindes para as crianças envolvidas, as apresentações culturais para abertura do evento e atividades lúdicas dentro da escola piloto, cumprindo toda a agenda cultural do programa. “Eles também irão ensinar os alunos/candidatos técnicas de oratória, expressão corporal para falar em público e ainda ofereceram cinco bolsas de estudos para as áreas de arte e cultura da instituição. Uma ajuda e tanto para o Programa”, contou Marta Zacarrini, coordenadora do Escritório de Projetos do TRE-RR.

A Assembleia Legislativa do Estado de Roraima se prontificou a ofertar brindes e o espaço para a diplomação dos vencedores nas eleições estudantis. Já o Tribunal de Justiça de Roraima está contribuindo com material publicitário para distribuição de cartilhas. A Polícia Militar, por meio do Proerd, irá ministrar palestra de prevenção e combate ao uso de drogas nas escolas e emitir certificados aos participantes. O Grupo Perin também vai doar brindes para os alunos participantes do Programa e a Secretaria Municipal de Saúde está contribuindo na confecção de adesivos ilustrativos para a Cartilha do Eleitor do Futuro.

Para o desembargador Mauro Campello, presidente em exercício do TRE-RR, o apoio de tantas instituições ao Programa reflete a conscientização da necessidade da sociedade desenvolver a ideia de cidadania emancipadora. “E esta começa com os jovens. Elementos de transformação de uma sociedade”, disse.