Viva Comunidade realiza programação pelo Dia Nacional da Pessoa com Deficiência

647

vivaO Governo de Roraima, por meio das secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), realiza nesta quinta-feira (19), no Viva Comunidade (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência), a partir das 9h, um dia de programação em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no próximo sábado (21).

A programação inclui aulas de balé, hip-hop, capoeira, bocha, show de calouros e apresentação musical, além de palestra sobre higiene bucal e oficina para tratar do autismo, com a participação de mães falando sobre suas experiências com a síndrome. Paralelo ao evento, os visitantes poderão acompanhar as atividades rotineiras da Unidade, como estimulação precoce e atendimentos de saúde.

Conforme a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta a data não poderia ser esquecida. “Preparamos uma programação especial para comemorar esta data importante tanto para os nossos usuários, que lutam diariamente para superar seus limites, quanto pra nós que acompanhamos esse desenvolvimento”, disse.

Implantado em 2010, o Viva Comunidade atende, gratuitamente, mais de 600 usuários com diversos tipos de deficiência. Eles recebem acompanhamento nas áreas de estimulação precoce, educação especial, saúde, arte e desporto. O Centro conta com uma equipe composta por mais de 223 profissionais especializados em diversas áreas.

Para atender com qualidade centenas de usuários, demanda que cresce a cada dia, a Unidade passou por reforma e ampliação. Foram construídas novas salas, instalados equipamentos de segurança, piso tátil e adequações nas instalações elétricas e hidráulicas. O Viva ganhou um escovódromo com espaço para o desenvolvimento de atividades de saúde bucal, além de cobertura na quadra poliesportiva e a construção de uma piscina adaptada, que está em fase de conclusão.

Em breve, será implantado o Viva Comunidade 2, que reunirá diversos serviços especializados para atender pessoas com deficiência visual, auditiva e autistas, inaugurando este tipo de atendimento no Estado.

DIA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA – Instituída por meio da Lei Federal nº 11.133 de 14 de julho de 2005, a data é comemorada em todo país. O dia 21 foi escolhido pela proximidade com a primavera e o dia da árvore, em uma representação simbólica de nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.

Ascom: SETRABES-RR