Educação Especial – Crianças com deficiência são beneficiadas com atendimento especializado

2237

crianças especiaisO Centro Municipal Integrado de Educação Especial (CMIEE) tem transformado o processo de integração e desenvolvimento das crianças e adolescentes com deficiência e transtornos globais. Administrado pela Prefeitura de Boa Vista, a unidade auxilia 296 crianças entre 4 e 16 anos, fortalecendo os vínculos de convivência na escola e sociedade. Neste mês o Centro completa 22 anos de fundação.

Uma equipe multiprofissional formada por assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, pedagogo e terapeuta ocupacional atende as crianças duas vezes por semana no período oposto ao da escola. Além de salas especializadas o prédio possui uma brinquedoteca e um espaço para atendimento educacional. No intervalo do atendimento é oferecida uma merenda diferenciada, elaborada com um cardápio que atende as necessidades nutricionais dos alunos. “A educação especial trabalha com um olhar individualizado para o que cada criança apresenta. Estamos fortalecendo as ações para oferecer um atendimento com qualidade às crianças que necessitam deste serviço especializado”, comentou a prefeita Teresa Surita.

As crianças que moram em áreas distantes, são atendidas pela Secretaria Municipal de Educação com a oferta do transporte escolar adaptado. O serviço beneficia pessoas como o estudante Guilherme Diniz, de 10 anos. Ele mora na região de chácara do bairro Senador Hélio Campos e sem o apoio do transporte não teria condições de frequentar as atividades do Centro. “Em cada atendimento meu filho volta para casa mais alegre e estimulado. Percebo que ele vem evoluindo de forma gradativa”, disse o pai do aluno Guilherme Barros.

Dia de Luta – Em 21 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência. A data foi instituída em 2005, por meio da Lei n° 11.133, e escolhida pela proximidade do início da Primavera e o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e igualdade de condições.

Ascom: PMBV