Vereadores de situação se abstêm e projeto de denominação de nome de prédio público em Iguatu é reitado

779

A proposta precisava da maioria dos votos, porém apenas a oposição foi favorável o projeto de Lei nº 104/15, de 07 de julho de 2015, que dispõe sobre a denominação da Unidade Básica de Saúde da Família da cidade de Iguatu e adota outras providências, o proponente da proposta é do líder da oposição vereador Marconi Filho (PT).

De acordo com o Marconi Filho, “A nomenclatura de bens públicos proporciona a mais legítima forma de homenagear aqueles que durante a vida se dedicaram a uma localidade. A denominação de logradouro público, em tais situações, simboliza para a comunidade uma grande forma reconhecimento. Nada mais justo de homenagear Dr. Mendonça Neto, esse que foi um grande médico e amigo, o qual com sua conduta social e profissional ilibada era valorizador da vida” explicou Marconi.

Divergências

O líder do prefeito na Câmara Municipal de Vereadores de Iguatu, Antônio Bandeira Junior (PMDB), usou a palavra para pede ao proponente da proposta, vereador Marconi Filho, para retira o projeto, alegando que o nome do Dr. Mendonça Neto já tem em logradouro publico, o recém-centro de educação infantil João Paulo II, “Se o vereador não retirar o projeto à bancada da situação vai abster da votação. Dois nomes da mesma pessoa em logradouros públicos!!” disse Bandeira. O vereador Marconi permaneceu com o projeto e a situação se abstém. O vereador Marciano da Rodoviária (PTB) protocolou o projeto que dispõe o nome do Dr. César Costa para a casa da gestante, porém ainda não entrou em pauta.

Entenda o caso

Na sessão do dia 20/08, a situação esvaziou o plenário para não votar o projeto, e em seguida chegou à Casa de Leis, o projeto do Executivo Municipal que dispõe sobre a denominação da Unidade Básica de Saúde da Família da cidade de Iguatu, Dr. César Costa e adota outras providências. De acordo com a oposição os vereadores de situação do prefeito Aderilo Alcântara, se comprometeram em votar o projeto na sessão desta quinta feira (27/08), o que não aconteceu e o projeto foi arquivado. Ainda essa novela vai ter muitos capítulos vamos aguardar.

Puxão de orelha

Após intensa discussão no plenário, o presidente da Câmara Municipal de Iguatu-CMI, vereador Rubenildo Cadeira (PRB), no uso da palavra, alertou “Todos conhecem os relevantes serviços prestado a cidade de Iguatu na área da saúde pelo Dr. Mendonça Neto, com relação o projeto apresentado podermos sim aprova até dois nomes de pessoas em prédios públicos, vale ressalta que o nome é na área da educação e o outro na saúde, temos que chega a um consenso de nós vereadores e vereadoras, nada contra o nome do Dr. César Costa, uma vez que já se encontra nesta casa uma proposta para que seja aprovado o nome dele na casa da gestante” falou o presidente que lembrou, “Devendo-se priorizar pessoas da comunidade ou personagens notáveis por seus exemplos de ética, probidade e relevante contribuição ao campo temático que tenha afinidade com a destinação do bem a ser denominado” concluiu Rubenildo.

Autor: Rogério Ribeiro/ Foto: Arquivo RR