Câmara Municipal de Iguatu-Ce aprova por unanimidade Projeto Castra Móvel

1002

O Castra Móvel visa atuar diretamente na redução da população de animais de rua e também diminuir a transmissão de zoonoses no município.

A indicação para que a Prefeitura de Iguatu implante com urgência uma unidade móvel de esterilização de cães e gatos, conhecido como Castra Móvel, foi o projeto de lei apresentado pelo vereador Marconi Filhos na sessão ordinária desta quinta-feira (27/08), com o apoio do Vereador Pedro Lavor (PTB).

De acordo com o líder de oposição, vereador Marconi Filho (PT) “Os principais objetivos dessa medida são: controlar o crescimento da população de rua de cães e gatos de bairros mais pobres, comunidades e abrigos carentes; diminuir o índice de abandono e maus-tratos; oferecer informação/educação para o bem-estar animal; oferecer assistência clínica básica e cirúrgica”.

Projeto foi aprovado

20150827_190436

Com plenário lotado, a Câmara de Vereadores aprovou em primeiro turno o Projeto Castra Móvel, que volta para o segundo turno de votação na próxima sessão ordinária da próxima terça-feira (1º/09).

A boa notícia sobre o Castra Móvel foi acompanhada de perto pelas ONGs de “Adota Iguatu” e “Vira Lata de Raça” envolvidas no resgate desses animas.

20150827_184941

De acordo com as ONGs “É uma medida urgente e muito sonhada há anos por nós, verdadeiros protetores de animais, que vivemos na pele o dia-a-dia dos bichos que sofrem nas ruas”.

Para o presidente da Associação Amigo dos Animais (Adota Iguatu), José Fanuel Moreira de Lima “A palavra que define o sentimento de todos da ONG Adota Iguatu é de alegria, como presidente e representante de todos que lutam nessa causa, venho dizer que estou bastante satisfeito com a aprovação do Projeto Castra Móvel por unanimidade na Câmara, queria humildemente agradecer aos vereadores que nos apoiam nessa causa, em especial, ao Vereador Marconi Filho e Pedro Lavor, pelo grande apoio nessa causa tão nobre que é a Proteção aos Animais, com esse projeto teremos um melhor controle de natalidade entre os animais domésticos de pessoas carentes entre outros benefícios para a população, entre outros benefícios como a redução de casos de doenças transmitidas por animais doentes ou mosquitos portadores da patologia desses animais”.

Vereadores foram solidários com o projeto

Para a vereadora Cida Albuquerque (PCdoB), ‘A importância do projeto, porque desenvolver esse carinho esse cuidado, por um animal que está sofrendo com certeza é você contribui para que você tenha pessoas bem melhores convivendo na sociedade, esse sentimento considero bastante interessante, pois ao vê um animal sofrendo desenvolva nele o sentimento da solidariedade nas questões importantes que é a generosidade se condoer com a dor daquele animal, também estou preparando aquela pessoa, e esse sentimento que desenvolve por essas ONGs, que eu considero de primeira mão e importante. A segunda coisa que eu queria falar é sobre a saúde tendo esse cuidado com a saúde desses animais, estamos promovendo saúde para o povo de Iguatu, é um trabalho casando duas coisas que eu considero de suma importância para o desenvolvimento humano que é: o sentimento de humanidade, compaixão, generosidade com a prevenção da saúde, para que possamos ter uma qualidade de vida que devemos ter”.

A dúvida

Uma das dúvidas mais frequentes sobre o programa é a respeito do pós-operatório dos animais, já que eles não possuem casa nem tutor, portanto quem iria cuidar deles após a cirurgia e onde ficariam.

O massacre

O massacre que aconteceu com os animais domésticos de Iguatu, totalizando 1.328, entre os meses de janeiro a junho deste ano, sendo 451 gatos e 877 cães, que foram eutanasiados pelo Centro de Controle de Zoonoses de Iguatu.

Autor/Fotos: Rogério Ribeiro