VÁRZEA ALEGRE MAIS UMA MARCA A NOTA MÁXIMA NO IQM – ÍNDICE MUNICIPAL DE QUALIDADE DO MEIO AMBIENTE

94

A partir de um trabalho que envolve compromisso do Governo Municipal com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o COMDEMA – Conselho Municipal de Meio Ambiente e com o município integrando o Consórcio de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul, as políticas e ações de atenção com o meio ambiente ganharam força e Várzea Alegre mais uma vez atinge 1,0 que é a nota máxima no Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente – IQM 2021, indicador de Secretaria de Meio Ambiente do Ceará.

  1. Marcílio – Secretário de Meio Ambiente de Várzea Alegre falou que ações como campanhas educativas, preservação das fontes de água, ações integradas com a sociedade e realizadas de forma intersetorial envolvendo as secretarias do governo municipal credenciaram a cidade para conquistar mais uma nota máxima do IQM, sendo este o resultado preliminar divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Ceará.

Para o prefeito Zé Helder (MDB), a conquista da nota máxima no IQM 2021 é importantíssima. “É uma nota importantíssima, porque mostra para a população que a gente está cumprindo de forma responsável, comprometida e preocupados com os cuidados com o meio ambiente e todos os seus ecossistemas”, disse.

Zé Helder pontuou que essa nota agrega às receitas municipais 2% do ICMS Ecológica, que é recebido em sua totalidade a partir da arrecadação do ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Ele comentou que muitas políticas ambientais que eram para estarem em execução foram atrasadas pela pandemia de Covid-19, mas que serão retomadas e com investimentos mais incisivos. “Estamos fazendo o projeto executivo do aterro sanitário que deverá integrar a região e vamos construir a CMR – Central Municipal de Resíduos, para onde serão destinados os materiais recicláveis. Em breve iniciaremos uma campanha educativa sobre coleta seletiva e em parceria com os catadores vamos realizar um grande trabalho cuidando da nossa cidade, do meio ambiente e da vida das pessoas promovendo saúde”, disse.

O prefeito parabenizou a Secretaria de Meio Ambiente representando todos os servidores da pasta em nome do secretário J. Marcílio, enaltecendo a dedicação de todos.

A partir de 2017, quando a nota de Várzea Alegre no IQM foi 0,7, o governo municipal implementou uma série de ações que deram ao município condição de evolução nos anos seguintes, de 2018 a 2021, com Várzea Alegre recebendo da Secretaria de Meio Ambiente do Ceará, após avaliação, a nota mais alta do IQM.

Autor:  Da redação com ascom/Foto: Fábio Oliveira