Secretário de Desenvolvimento Agrário de Várzea Alegre defende demandas dos trabalhadores no Governo do Estado

59

O secretário de Desenvolvimento Agrário e Econômico do Governo de Várzea Alegre, Matias Alves, esteve nessa sexta-feira, 10 de setembro, em Fortaleza, e acompanhado do deputado estadual Acrisio Sena (PT), se reuniu com representantes do Idace – Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Ematerce – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará e Adagri – Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará.

No Idace, a reunião foi com o superintendente do órgão, José Wilson e com o Dr. Ricardo Guimarães – do setor jurídico, quando trataram sobre regularização fundiária para este município, destacando que há terrenos que ainda não foram medidos, ou que passaram por medição, mas não foi feito o cadastramento e abertura de matrículas para registros.

Houve entendimento e compromisso do superintende, inclusive de manter contato com o cartório de Várzea Alegre, para resolver essas demandas.

Com o presidente da Ematerce, Dr. Rodrigues Amorim, eles trataram sobre as sementes do Programa Hora de Plantar.

Matias explicou que o município recebeu vários lotes de sementes, alguns com boa germinação e outros que, com a plantação, as sementes não germinaram e o agricultor teve prejuízo.

Para o caso dos lotes que as sementes não germinaram o secretário solicitou que os agricultores de Várzea Alegre sejam dispensados do pagamento.

Matias Alves disse que entrou em contato, por telefone, com o secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, De Assis Diniz, que respondeu que analisará com atenção essa demanda de Várzea Alegre.

Na Adagri, com a superintende Vilma Freire, Matias Alves e Acrisio Sena abordaram as campanhas de vacinação contra a febre aftosa, já que Várzea Alegre encerrou a campanha com cerca de 260 criadores inadimplentes, justificando que a vacinação, por parte desses criadores, foi prejudicada pela falta de vacina, em decorrência da pandemia de Covid-19.

Ele disse que uma proposta está sendo elaborada e será encaminhada à Assembleia Legislativa, pedindo a isenção desses criadores do pagamento de multas pela falta de vacinação dos rebanhos.

O deputado Acrisio Sena prestou apoio ao secretário Matias Alves e nas demandas de Várzea Alegre reforçou o compromisso para que elas sejam atendidas.

Autor: Da redação com ascom/Foto: Divulgação