SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE VÁRZEA ALEGRE DEU INÍCIO À APLICAÇÃO DA 16º OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

117

A Secretaria de Educação de Várzea Alegre deu início na última quarta-feira, 30 de junho, à aplicação da 16º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. Os principais objetivos do projeto é estimular o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e identificar jovens talentos.

A OBMEP é um projeto nacional promovido com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, voltada para os alunos das escolas municipais, estaduais, federais e privadas, que estejam matriculados nos segmentos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio. As inscrições dos alunos são gratuitas e realizadas exclusivamente pelas escolas participantes do projeto.

A olimpíada é composta por duas fases. Na primeira, os alunos se submetem a uma prova de 20 questões objetivas. Os aprovados nessa fase, passam para a segunda etapa, prevista para o dia 6 de novembro de 2021, que consiste da realização de uma avaliação com seis questões discursivas.

Em várzea Alegre, 16 escolas participam da 16ª OBMEP, totalizando 1.996 alunos inscritos, mas por conta do encerramento do semestre letivo apenas 688 realizaram a prova de primeira etapa da olimpíada que foi aplicada ontem, dia 30 de junho. Os outros 1.308 alunos irão realizar a avaliação da primeira fase logo que as aulas do segundo semestre forem iniciadas.

A previsão é que os resultados sejam divulgados em janeiro de 2022. Os estudantes que alcançarem os melhores desempenhos serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze ou certificados de menção honrosa. Os Professores das escolas também receberão prêmios.

Fontes: Secretaria de Educação de Várzea Alegre e OBMEP