REDES SOCIAIS – Ivo Som lamenta boatos contra presidente da ALE

611

ivoIvo Som manifesta solidariedade ao deputado Chico Guerra

Em seu discurso na manhã desta quinta-feira (20), na tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), o deputado Ivo Som (PTN) lamentou as ações difamatórias que voltaram a circular no início desta semana nas redes sociais, contra o presidente da ALE-RR, Chico Guerra (Pros).

Em decorrência desse fato, o parlamentar voltou a defender a aprovação do projeto de lei, de sua autoria, que visa responsabilizar as pessoas que postam notícias caluniosas e difamatórias em redes sociais como Facebook, Twitter e WhatsApp e a criação de uma delegacia especializada para reprimir crimes praticados pela internet.

Ele disse ser solidário ao deputado Chico Guerra que antes mesmo de ser um homem público, o presidente da Casa também é pai, filho e amigo. Ivo Som leu trechos de um texto divulgado na tarde de ontem (19), pela assessoria de comunicação do presidente da ALE-RR, que afirma que nos últimos meses, Chico Guerra foi alvo de duas ações covardes e criminosas promovidas por pessoas ligadas a grupos políticos com intenções puramente eleitorais.

No texto, Guerra – que se recupera de uma delicada cirurgia no coração, defende a liberdade de expressão, mas lembra que essa liberdade não pode ser confundida com a falta de respeito com o outro, com a exposição da intimidade e da vida privada de pessoas públicas.

“Publicar notícias falsas, de forma maliciosa e criminosa, sem ao menos a averiguação dos fatos não é direito democrático e muito menos pode ser considerado liberdade de expressão. A prática fere a Constituição Federal e infringe os direitos dos cidadãos. Essa liberdade não autoriza a mentira, a distorção ou a injúria”, afirma o presidente Chico Guerra, em texto lido por Ivo Som.

Ao encerrar seu discurso, o parlamentar reforçou aos seus pares, o pedido para aprovação do projeto de lei que pune pessoas que usam as redes sociais de forma ilícita. “Eu dei entrada em um projeto justamente para responsabilizar essas pessoas”, afirmou Ivo Som.

 

Secom ALE-RR/ Foto: H. Emiliano