As secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) divulgaram nesta quinta-feira (23) o balanço referente ao número de inscrições do Programa Cuidar, encerradas na última quarta-feira (22), na Casa do Cidadão. De acordo com o relatório, foram inscritas no Programa quase quatro mil crianças, o que corresponde a mais de três mil famílias.
Além disso, a população da capital teve a oportunidade de se inscrever no Cadastro Social Único (Cadsu) de Roraima, um banco de dados com mais de 80 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, que são direcionadas para os programas sociais do Governo do Estado.
Conforme relatório, 2.060 famílias se inscreveram no Cadsu, o que corresponde a 6.347 pessoas que, a partir de agora, passam a fazer parte do cadastro. De acordo com a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta, o resultado foi satisfatório.
“Superamos o número de crianças inscritas no Cuidar, a mais nova política social e de saúde que está sendo implantada em Roraima. Nossa intenção é combater os índices de desnutrição e de mortalidade infantil, melhorando a qualidade de vida das crianças e proporcionando o crescimento saudável”, relatou.
O Programa atende as orientações do Ministério da Saúde sobre o aleitamento materno exclusivo, em que a criança se alimenta apenas do leite da mãe, considerado completo e com todos os nutrientes e sais minerais necessários para o bom desenvolvimento até os seis meses de vida. O calendário de inscrições para atender as famílias dos municípios do interior está sendo definido.
Benefício – O Governo do Estado vai oferecer, mensalmente, um kit com quatro latas de leite em pó, enriquecido com todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento da criança, contribuindo para a prevenção de doenças e a redução dos índices de desnutrição e de mortalidade infantil.
Em casos de morte materna ou de filhos de mães com diagnóstico de vírus HIV, a criança recebe, desde o nascimento até os seis meses de vida, oito latas de leite, contendo todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável na primeira infância. Após este período, a criança recebe quatro latas de leite, mensalmente, até os três anos, 11 meses e 29 dias.
Ascom/Setrabes