Roraima é o terceiro estado com maior número de vagas de medicina preenchida por calouros “forasteiros”

693

À frente estão Acre e Amazonas, Roraima, Mato Grosso e Paraná.

O estado de Roraima é o terceiro estado com maior número de estudantes, vindos de outros estados, matriculados nas vagas de medicina oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com (83%) do total de calouros de medicina. O levantamento sobre a mobilidade do Sisu foi feito pelo Ministério da Educação, À frente de Roraima estão, Acre (95%) e Amazonas (95%), Roraima (83%) Mato Grosso (80%) e Paraná com (71%).

O estudo apontou ainda que quase metade das vagas de medicina, que são as mais cobiçadas, oferecidas pelo Sisu neste ano foi ocupada por estudantes que deixam os estados onde moram para estudar em outro. Das 1.731vagas oferecidas pelo Sisu, 46,85% foram preenchidas por calouros de outros estados.

Segundo os números do MEC, 13% dos matriculados em todas as 118.996 vagas já preenchidas no país são “forasteiros” nos estados em que vão fazer faculdade. O Sisu usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar candidatos. As inscrições para a edição do 1º semestre de 2014 terminam às 23h59 desta segunda-feira (27). Para os cursos de medicina em 2013 foram oferecidas vagas em universidades públicas de 19 estados, menos no Distrito Federal, Amapá, Espírito Santo, Pará, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina e Sergipe.

Da Redação com G1