Prefeitura promove Seminário sobre Saúde do trabalhador

364

asude do trabalhadorA Prefeitura de Boa Vista promove nesta sexta-feira (11), ás 8h, o 1° Seminário Municipal de Vigilância em Saúde do Trabalhador, com o tema “Implantando a Política de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora: um enfoque na intersetorialidade”. O evento será no auditório da Justiça Federal, na avenida Getúlio Vargas, bairro Canarinho.

A programação consta de palestras e debates, com a participação de profissionais reconhecidos na área de saúde do trabalhador, tanto na academia como no serviço e convidados. O objetivo, de acordo com o secretário de saúde, Marcelo Lopes, é apresentar e debater temas como vigilância em saúde do trabalhador; a política de saúde desse profissional e seu aspecto intersetorial.

A política de saúde constitui ações implementadas pelo Estado visando garantir que o trabalho base da organização social e direito humano fundamental seja realizado em condições que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, a realização pessoal e social dos trabalhadores, sem prejuízo para sua saúde, integridade física e mental.

Podem participar do evento, acadêmicos, profissionais da área de saúde e da vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental, profissionais de instituições públicas com atuação no campo saúde – trabalho e controle social (sindicatos, representações e trabalhadores). O evento acontece durante todo o dia, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no Auditório da Justiça Federal, na avenida Getulio Vargas, Canarinho.

Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) – É um componente do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, que visa à promoção da saúde e à redução da morbimortalidade da população trabalhadora, por meio da integração de ações que intervenham nos agravos e seus determinantes decorrentes dos modelos de desenvolvimento e processo produtivos.

Intersetorialidade – É a prática que requer articulação, vinculações, ações complementares, relações horizontais entre parceiros e interdependência de serviços para garantir a integralidade das ações.

Secom: PMBV