Prefeito Roberto Cláudio entrega requalificação da Escola Municipal Professor Jacinto Botelho

72
O prefeito Roberto Cláudio entregou, nesta terça-feira (11/08), a requalificação da Escola Municipal Professor Jacinto Botelho, no bairro Mondubim (Regional V). A entrega ocorreu no Dia do Estudante, comemorado neste 11 de agosto. Segundo o Prefeito, além da construção de novos equipamentos para ampliar o parque escolar, existe o trabalho paralelo de modernização e ampliação do parque escolar mais antigo. “E esta é uma das muitas escolas que estão sendo, neste momento, requalificadas”, informou.
Roberto Cláudio ressaltou que a entrega teve caráter simbólico, por conta da pandemia do coronavírus. “Estamos vivendo um momento muito específico da nossa Cidade e do Mundo”, disse, acrescentando que os protocolos do  retorno às aulas estão sendo definidos por um comitê médico-científico do Estado e do Município e com a participação do Ministério Público e da Defensoria Pública. “Para garantir o direito à educação. Mas também fazer com que esse direito não se transforme num risco à saúde de alunos, de professores, de pais e de avós”, afirmou.
O Dia do Estudante também foi lembrado no discurso do Prefeito. Ao lado de Pedro Sampaio (14 anos), presidente do Grêmio Estudantil da Escola Municipal Professor Jacinto Botelho, Roberto Cláudio parabenizou os mais de 230 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza e também os alunos de outras redes. “A gente tem trabalhado para qualificar a educação pública e de transformar o sonho da cidadania em realidade”, destacou. Segundo Pedro, a entrega da reforma no Dia do Estudante foi o melhor presente. “Acredito que agora será melhor para o nosso aprendizado. A gente vai voltar mais estimulado”, disse.
Ampliação e reforma
Com custo de R$ 1.591.399,16, a requalificação contemplou um novo bloco administrativo (secretaria, direção, coordenação, sala dos professores e banheiros), refeitório, troca de revestimentos e louças da cozinha (inclusive construção de casa de gás).
Passaram, ainda, por reforma as salas de aula, sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE), salas de informática e biblioteca, instalações elétrica e hidrossanitária, banheiro de alunos e funcionários, estrutura da coberta e melhorias na acessibilidade. Foi desenvolvida nova fachada, com colocação de gradil e disposto pavimentação do acesso dos alunos e delimitação do estacionamento.
Segundo a secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, “iniciamos esse processo de reformas em 2017 e, anualmente, temos mais de 300 intervenções em manutenção de escolas municipais para que possamos garantir mais conforto, segurança e acessibilidade aos nossos alunos.”
A escola beneficiada atende a 827 alunos, do Ensino Infantil, Fundamental I e II e EJA, nos turnos manhã, tarde e noite.
 
Escola Nota Dez
Durante a visita, o Prefeito também parabenizou o corpo educacional do Município e os alunos pela premiação estadual Escola Nota Dez, que reconheceu 105 centros de ensino municipais que alcançaram nota máxima em avaliações desenvolvidas pelo Governo do Estado.

Autor: Da redação com ascom/Foto:ascom