POLITICA AMBIENTAL: PREFEITO ZÉ HELDER COMEMORA PELA 5ª VEZ VÁRZEA ALEGRE RECEBE SELO VERDE

116

Nesta manhã de quinta-feira, 07 de abril, pelos resultados de sua política ambiental, Várzea Alegre foi contemplada com mais uma certificação Selo Verde, concedida pela Secretaria de Meio Ambiente do Ceará – SEMA. Essa é a 13ª edição do Selo Verde e Várzea Alegre soma 5 certificações.

A conquista veio com avanços. Várzea Alegre foi classificada na categoria “B”, entre as 10 cidades mais bem classificadas, na 6ª colocação, com Índice de Sustentabilidade Ambiental – ISA, 71,5. Nas quatro edições que venceu anteriormente, foi classificado na categoria “C” – 2010; 2011; 2012; e 2018. Dos 184 municípios, se inscreveram 75 cidades e 22 foram certificadas. Várzea Alegre não conseguiu o Selo Verde nos anos de 2014 e 2016, na gestão do prefeito Vanderlei Freire.

A categoria “B” inclui as políticas ambientais da cidade na direção adequada melhorando consideravelmente a atenção ao meio ambiente.

A secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre e administrada por J. Marcílio. A bióloga, Helena Vilar, coordenou as ações que garantiram ao município o Selo Verde.

O prefeito Zé Helder recebeu a certificação em solenidade do Governo do Estado realizada de forma virtual. “Com alegria compartilho com meus irmãos varzealegrenses a nossa conquista do Selo Verde referente à 13ª edição, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente do Ceará-SEMA. Nessa edição, completamos 5 premiações com Selo Verde. O desafio agora foi alcançado de forma mais brilhante ainda por parte de nossa equipe. Ficamos em 6º lugar e na categoria “B” pela pontuação alcançada, entre todos os municípios do estado do Ceará. Meus agradecimentos ao secretário J. Marcílio, à coordenadora do Selo, Helena Vilar e todos os envolvidos pela dedicação e por essa importante conquista”, disse.

  1. Marcílio destacou a importância da conquista e parabenizou o Governo Municipal, a equipe da pasta do Meio Ambiente e a população que com o trabalho da administração municipal tem tido respostas adequadas nas políticas de proteção e atenção ambiental.

A premiação recebida pelo prefeito Zé Helder nesta quinta-feira, dia 22, teve processo de avalição com resultado divulgado em 24 de novembro de 2020.

Sobre o Selo

O Selo Município Verde é um Programa de Certificação Ambiental Pública, instituído pela Lei Estadual nº13.304/03, alterada pela Lei nº16.128, de 14 de Outubro de 2016 e regulamentado pelos Decretos nº 27.073/03 e nº 27.074/03. Identifica a cada dois anos os municípios cearenses que desenvolvem ações protetivas do meio ambiente com melhores resultados na salvaguarda ambiental, atendendo a critérios de conservação e uso sustentável dos recursos naturais.

Autor: Da redação com ascom/ Foto: Divulgação