Plano Municipal de Saúde 2018/2021: Secretaria de Saúde realizou oficina para formatar o PMS de Várzea Alegre

1137

Foi realizada com sucesso nesta quinta-feira, (25/01), a Oficina de Discussão e Construção do Plano Municipal de Saúde de Várzea Alegre para o quadriênio 2018/2021, na Escola Municipal Dr. Pedro Sátiro, com início às 08h e encerramento na parte da tarde.

De acordo com o secretário de Saúde, Ivo Leal, o Plano Municipal de Saúde é formulado a cada quatro anos com a participação de profissionais de saúde de todos os níveis de complexidade, das secretarias do Governo Municipal, da Câmara de Vereadores, dos Conselhos e das Associações.

Na oficina de trabalho todos esses segmentos da sociedade organizada têm a oportunidade de propor melhorias para a saúde do município. “Foi um momento rico, que proporcionou a todos os presentes a análise e levantamento de problemas e dificuldades que a saúde do município ainda enfrenta e a partir daí, propormos as melhorias, as metas e as ações para que possamos trabalhar esse plano para o quadriênio 2018/2021”, disse.

A enfermeira Lívia Rodrigues – da Unidade de Laboratório do Município, ministrou palestra sobre Planejamento em Saúde e Fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde, com ênfase nas necessidades reais de Várzea Alegre.

A Oficina de Discussão e Construção do Plano Municipal foi dividida em grupos que trabalharam os eixos da Atenção Primária, Vigilância em Saúde, Rede de Urgência e Emergência, Gestão do SUS e Controle Social e Atenção Especializada em Saúde.

Segundo Ivo Leal, é partir dessas discussões que nascem as propostas para a formatação do Plano Municipal de Saúde. Colhidas as propostas, elas serão consolidadas em um único documento que será apreciado posteriormente pelo Conselho Municipal de Saúde.

O passo seguinte é o envio do documento para a Secretaria Estadual de Saúde, que terá o Plano Municipal de Saúde de Várzea Alegre como base para todas as ações de saúde direcionadas ao município. “Só registar que foi um momento rico e importante, onde pudemos reunir todos esses setores e cada um pode dar sua contribuição para construir o SUS que tanto almejamos, com saúde de qualidade e um serviço organizado para todos”, disse.

Ainda, segundo Ivo Leal, aproveitando o momento da oficina, foi lançado o Plano Intersetorial de Combate às Arboviroses para o ano de 2018. “Nós entregamos a todos os secretários do governo cópia do plano e todos podem, dentro de suas respectivas secretarias, trabalhar esse tema dentro de suas atividades e em parceria.”, disse.

O prefeito Zé Helder (MDB) falou que esse debate, que une segmentos diferentes, representando a comunidade é de suma importância para que as demandas do povo sejam contempladas pelas políticas de saúde pública.

Para o vice-prefeito, Dr. Fabrício Rolim, que é médico, esse planejamento tem papel relevante para a saúde do povo, pois é através desse trabalho que a saúde da população é tratada com prioridade.

 Autor: Da redação com Ascom/Foto: Augusto César