O luto por um filho: Em apenas três meses Iguatu registra o maior numero de mortalidade infantil

7572

Um índice alarmante: Nenhuma mãe espera passar por isso. “Nenhuma mãe se prepara para isso”

Gravidez é um acontecimento muito público, “Quando mãe aparece tempos depois sem a barriga todo mundo pergunta do seu neném”

A morte de um filho é geralmente descrita como um dos acontecimentos mais dolorosos da vida de alguém. O sofrimento vivido pelos pais, independentemente da idade do seu filho morto, é dilacerante. Se comparado à dor sentida pela morte de uma outra pessoa da família, é extraordinariamente intenso.

luto bebe 4

A perda

A perda da criança desorbita as vidas dos seus pais, desestabiliza a sua idealização de felicidade, de realização humana. O planejamento que para esse fim tinham concebido, e para o qual canalizavam a grande maioria das suas energias, entra em ruptura.

Iguatu: Mortalidade infantil em alta

De acordo com o SIM – Sistema de Informação sobre Mortalidade, o município de Iguatu registra 9 (nove) óbitos em 2017, em   2015, 12  (doze) óbitos.

Faz-se necessário uma maior qualidade dos serviços prestados, tanto nas unidades básicas de saúde bem como nas unidades hospitalares, buscando implementar programas de melhoramento dos serviços para garantir um atendimento de qualidade.

bebe morto 3

Só em março três óbitos

As mortes de três bebês durante o atendimento no hospital regional de Iguatu-HRI, durante este mês de março, causou indignação nas famílias dos recém-nascidos, na cidade e no estado.

Justiça

As famílias e a sociedade estão chocadas, e algumas apontam que ocorreu negligência médica. Familiares pede justiça e clamam contra o atendimento do HRI.

Autor; Rogério Ribeiro/Fotos: ilustradas.