Mortes em Vitória da Conquista: Três Ciganos são mortos a tiros pela Polícia em Anagé

1881

O Instituto Cigano do Brasil-ICB, recebeu a notícia nesta quarta-feira (28/07) que três Ciganos morreram a tiros pela polícia na cidade de Anagé a 50 Km de Vitória da Conquista e um cigano conseguiu fugir, segundo informações ele foi baleado.

Um cartaz divulgado nas redes sociais, mostra que as imagens dos mortos são de Sólon Silva Matos, 21 anos,  Diogo Silva Matos, 34 anos  e Bruno Silva Matos, 30 anos os três já tinha a prisão provisória decretada juntamente com Marlon Silva Matos, 32 anos e Lindomar Silva Matos, 16 anos e Charles Silva Matos,18 anos.

Obs: Foto principal foi atualizada

Fugitivos 

Errata: Quem Morreu foi Marlon da Silva Matos e não Diogo Silva Matos.

O Instituto Cigano do Brasil-ICB, não compactua com nenhum tipo de violência e repudiamos todo ato de violência, de qualquer ordem ou origem. Sempre vamos defender o amplo diálogo, não iremos aceita que os Ciganos inocentes sejam vítimas de ação truculência absurda e desnecessária.  Os “criminosos” devem responder na justiça pelos seus atos.

Relatório

O ICB, preparou um relatório detalhado de todos os ocorridos e encaminhou para a DPU, PRG, MPE, CIDH, OAB, DPG, para a comissão dos Direitos Humanos da Câmara Municipal de Vitoria da Conquista e o Conselho estadual dos Direitos Humanos do estado da Bahia.

O relatório aponta rastro de sangue, tortura, ameaças e violência.

Entenda

Na terça-feira (13/07), dois policiais militares, 1ª Cl PM Robson Brito de Matos, 30 anos, e o 1º Ten PM Luciano Libarino Neves, 34 anos, morreram após troca de tiros com Ciganos no município de Vitória da Conquista, o confronto aconteceu na zona rural, no Distrito de José Gonçalves.

O pai dos suspeitos, o Cigano Rodrigo da Silva Matos 58 anos, foi ferido e deu entrada no Hospital Geral de Vitória da Conquista (13/07), depois encaminhado para o presidio.

Na tarde do mesmo dia, a polícia encontrou Ramon da Silva, o Ramonzinho Cigano, 23 anos. Ele foi o primeiro a ser morto pela polícia, no bairro de Lagoa das Flores, durante confronto armado. Ele foi socorrido, mas chegou morto ao Hospital Geral de Vitória da Conquista.

Na tarde do mesmo dia, a polícia encontrou Ramon da Silva, o Ramonzinho Cigano, 23 anos. Ele foi o primeiro a ser morto pela polícia, no bairro de Lagoa das Flores, durante confronto armado. Ele foi socorrido, mas chegou morto ao Hospital Geral de Vitória da Conquista.

Na fuga os Ciganos, Dalvan da Silva Matos, 26 anos e Arlan da Silva Matos 28 anos, fugiram em um veículo rumo a cidade de Itiruçu onde foram mortos por policias na quarta-feira (14), o Cigano de 13 anos, Morais da Silva Matos, morreu na quarta-feira (15/07), após ser baleado na cabeça dentro de uma farmácia em Vitória da Conquista, na terça-feira (14/07)

Autor: Ascom/ICB