Na Bahia o Seminário Internacional de Capoeira Angola Palmares começou nesta terça-feira (25/08) e vai até dia 30. Com o tema “Você sabe o valor que o mestre tem?”, a atividade reúne centenas de capoeiristas do Brasil e de outros países. O estado de Roraima está sendo representado pelo mestre Ongira.
O seminário acontece na Ilha de Itaparica. A intenção do encontro é promover o intercâmbio de experiências entre os participantes e discutir a preservação dos fundamentos e tradições da capoeira angola. As atividades são coordenadas pelo mestre Nô, fundador do grupo Angola Palmares, que hoje conta com alunos espalhados por todos os continentes.
O evento serve também para comemorar os 70 anos de vida de mestre Nô e seus 52 de mestria. Nô fundou o grupo Angola Palmares em 1979. Em Roraima, desde o começo dos anos 2000, o coordenador do grupo é o mestre Ongira.
“É muito importante para o crescimento do grupo esse intercâmbio. Nestes seminários discutimos como fortalecer o trabalho da Angola Palmares, preservando os valores de nossa arte e aprendendo mais sobre a sua história”, afirma mestre Ongira, que já se encontra na Bahia.
Autor: Da redação com o Coletivo Arteliteratura Caimbé/Fotos: Edgar Borges.