Mesa Brasil Sesc distribui 2,9 milhões de quilos de alimentos em 2023

236

O Mesa Brasil, programa do Serviço Social do Comércio (Sesc), completa 23 anos em 2024 atuando no combate à fome, ao desperdício e à má distribuição de alimentos, baseado na parceria entre a sociedade civil, o empresariado e as instituições sociais. No ano passado, o programa reafirmou seu compromisso em proporcionar nutrição e saúde para indivíduos em situação de vulnerabilidade social e distribuiu, de janeiro a dezembro de 2023, 2.927.653 kg de alimentos.

No período, 218 empresas parceiras realizaram a doação de uma grande variedade de alimentos que beneficiaram diretamente 182.671 pessoas atendidas por 355 entidades sociais só em Fortaleza. Os números foram divulgados na manhã desta segunda-feira (11), no Sesc Caucaia, durante o encontro de entidades sociais cadastradas no Mesa Brasil.

De acordo com a chefe de Gabinete do Sistema Fecomércio Ceará, Cláudia Brilhante, que esteve representando o presidente Luiz Gastão, os números são fruto de um trabalho em conjunto e mostram o empenho do projeto para reduzir o desperdício de alimentos e oferecer melhores condições nutricionais para milhares de pessoas.

“Em 2023, milhares de pessoas viram suas fontes de alimentação serem fortalecidas graças à incansável ação do Mesa Brasil Sesc e do Sistema Fecomércio Ceará. Isso nos enche de orgulho e de coragem para mais que dobrar esses números em 2024. Esse programa só tem dado certo porque as entidades estão junto com o Sesc, o Senac, o Sistema Fecomércio Ceará e o presidente Luiz Gastão trabalhando para transformar a vida das pessoas, aliviando o sofrimento de não ter o que comer. Nosso plano este ano é aumentar ainda mais as doações e as distribuições por meio das instituições”, disse Claudia Brilhante.

No Ceará, os bancos de alimentos do Mesa Brasil ficam sediados em Fortaleza, atendendo a Capital e Região Metropolitana; na cidade Sobral, com abrangência para a Região Norte; em Iguatu, que atende o Centro-Sul do Estado; e na região do Cariri, com sede em Juazeiro do Norte, que abastece as instituições do Cariri.

Autor: Da redação com ascom/foto: divulgação