Memorial do MP do Ceará inicia atividades educativas e culturais na Semana Nacional dos Museus nesta quarta (15)

71

O Ministério Público do Estado do Ceará participa, no mês de maio, da 22ª Semana Nacional dos Museus, que tem como tema “Museus, Educação e Pesquisa”. A Semana de Museus é um evento anual realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM e conta com atividades em museus e instituições de memória em todo o país, entre os dias 13 e 19 de maio. No Ministério Público cearense, as ações serão realizadas pelo Departamento de Memória Institucional, que levará projetos educativos e culturais a escolas, lançará vídeo e fará visita mediada ao Memorial do MP do Ceará. Na quarta (15/05) e na quinta-feira (16/05), ocorrerá a ação educativa “Conhecendo o MP do Ceará” na Escola Estadual Liceu da Messejana. Posteriormente, na sexta-feira (17/05), o Departamento de Memória Institucional do MP do Ceará conduzirá uma visita mediada aos estudantes do Liceu ao Espaço Cultural e ao Memorial.

A atividade, intitulada “Pensando o MP: história, memória e a prática atual do MP do Ceará”, visa consolidar as informações e conhecimentos transmitidos ao longo dos três dias de atividade. Os locais visitados estão situados na sede da Procuradoria Geral de Justiça, no bairro Cambeba, na capital.

Além disso, também no dia 17 de maio, será lançado o vídeo “A relação do Ministério Público com os Poderes da República”, que será disponibilizado nas plataformas digitais do Ministério Público do Ceará.
Memorial
Inaugurado em novembro de 2023, o Memorial do MP do Ceará reúne a história de personagens e ações importantes da instituição, desde o período do Império (1822-1889). A organização do acervo foi feita a partir da pesquisa e documentação de fatos, eventos, atos e documentos que contribuíram para a construção e aprimoramento do Ministério Público do Ceará. O espaço é um dos produtos do Projeto Memória Institucional, que teve início em 2017, com a finalidade de fortalecer a identidade institucional, social e cultural do órgão ministerial.
Semana Nacional dos Museus
Anualmente, a Semana Nacional dos Museus é organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O tema é proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para a comemorações em torno do Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio. Ao promover a intensificação das atividades em todo o país, a ideia é promover, divulgar e valorizar os museus e espaços de memória no país, aumentar o público visitante e fortalecer a relação entre as instituições e a sociedade.
Serviço
Semana Nacional dos Museus no Ministério Público do Estado do Ceará
15 de maio (10h às 12h) e 16 de maio (13h50 às 15h) – Ação educativa “Conhecendo o MP do Ceará”, na Escola Estadual Liceu da Messejana.
17 de maio (8h às 11h) – Visita mediada “Pensando o MP: história, memória e a prática atual do MP do Ceará”, na Sala de Imprensa e no Memorial do MP do Ceará, na sede da Procuradoria Geral de Justiça (Av. Gen. Afonso Albuquerque Lima, nº 130, bairro Cambeba, Fortaleza)
17 de maio – Lançamento do vídeo “A relação do Ministério Público com os Poderes da República”
Autor: Da redação com ascom/foto: divulgação