MAPP Ceará Cigano: Associação Cigana de Caucaia entrega demanda ao Governador Camilo Santana

862

A Associação de Preservação da Cultura Cigana de Caucaia-CE – ASPRECCC, na manhã desta terça-feira (16/01), em evento de formação da segunda turma de aprovados no concurso da Polícia Civil realizado no Ginásio da Parangaba, solicitou ao Governador Camilo Santana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA, implantação do Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários- MAPP nº 590- Ceará Cigano- Visibilidade e Conquista.

Para o presidente da ASPRECCC, o calón Rogério Ribeiro enfatizou que essa aproximação entre o governador e os ciganos é de extrema importância para os avanços e a efetivação das politicas públicas para o povo Cigano. Ele ressaltou ainda que em conversa “pé de ouvido” com Camilo Santana, informou que a entidade está também pleiteando o prédio da Refesa de Catuana, para a implantação do primeiro Museu Cigano no país, “Entregamos em mãos oficio solicitando a implantação do MAPP Ceará Cigano e nossa expectativa é que o povo cigano seja contemplado nas políticas públicas do estado do Ceará, conforme Decreto 6040/07” disse o presidente.

Faço uma avaliação muito positiva desse momento e esperamos que o governador Camilo Santana atenda nosso pleito e continue mantendo essa atitude conosco. “É muito importante para nossas comunidades ter um respaldo do governador” finalizou

 Decreto 6040/07

O Decreto 6040/07 que garante iniciativas nos eixos: Acesso aos Territórios Tradicionais e aos Recursos Naturais, Infraestrutura, Inclusão Social e Fomento à Produção Sustentável; bem como o que assegura na Lei da Agricultura Familiar – Nº 11.326, que estabelece como seu público os agricultores familiares, assentados da reforma agrária e povos e comunidades tradicionais, por isso todos são públicos do MDA.

Algumas ações do MAPP- Ceará Cigano

Inventario das comunidades Ciganas do Ceará, considerando as dimensões econômica, sociocultural e ambiental, que apresentará um perfil de cada comunidade, ilustrado com gráficos, quadros, fotografias e outros meios de exposição do que foi coletado.

Dia Nacional do Cigano;

Formação para Acesso a Políticas Públicas;

Implantação do Museu Cigano no Ceará.

Objetivo

Apoiar o fortalecimento das territorialidades de Comunidades Ciganas Calón e outros grupos existentes, a partir da visibilização de sua presença no Ceará e a capacitação para acessarem programas e projetos no contexto do Sistema Estadual de Agricultura, bem como apoio para realização do primeiro Encontro Estadual de Ciganos.

Autor/Foto: ASPRECCC