A Comunidade Cigana de Correntina/BA, composta por trinta famílias, através do responsável o Cigano Valineis Oliveira que entrou em contato com o Instituto Cigano do Brasil-ICB, solicitando apoio para alguns atendimentos na comunidade, bem como jurídico. Na quinta-feira (1º/07) receberam a visita dos técnicos do Cras.
O presidente do ICB e Membro Consultivo da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB/CE, Cigano Rogério Ribeiro de imediato entrou em contato com a Secretária de Assistência Social e Cidadania, Fernanda Barbosa, encaminhando oficio com algumas demandas para a comunidade Cigana de Correntina.
O responsável pela comunidade, o Cigano Valineis, agradeceu o apoio do Instituto Cigano do Brasil-ICB, “Só temos que agradecer ao ICB e esse importante serviço que o pessoal do Cras traz para nós Ciganos de Correntina” lembrou o Calon.
De Acordo com a Secretária Fernanda Barbosa, “ A nossa Secretaria é responsável pela manutenção e aplicação das políticas públicas de assistência social, promovendo à comunidade o acesso aos serviços que compõe o SUAS – Sistema Único de Assistência Social, bem como outros benefícios” disse a secretária que acrescentou “ Estamos atendendo à solicitação do ICB, e neste primeiro momento a comunidade Cigana está recebendo a visita dos técnicos para dinamizar, facilitar e otimizar o acesso da população Cigana nos programas sociais, também recebe informações e orientações quanto à prevenção ao novo coronavírus” destacou Fernanda Barbosa.

Para o Cigano Rogério Ribeiro, essas ações possuem o objetivo de promover a comunicação comunitária cigana, a mobilização social e o protagonismo da comunidade Cigana de Correntina, “Estão tendo informações de acesso às ações de grande importância para a garantia dos seus direitos enquanto cidadãos” pontuou o presidente do ICB.
A visita técnica
A visita técnica foi realizada pela psicóloga do Cras, Mayane da Silva Fernandes e pelo coordenador do programa Bolsa Família e Cadúnico, Adeilton Barbosa Souza, eles realizaram levantamento das demandas das famílias Ciganas e também conversaram sobre questões da saúde na comunidade.” Os serviços ofertados pelos equipamentos de assistência social estão sempre à disposição para a comunidade Cigana também” disseram os técnicos.
Autor/Fotos: Ascom/ICB