VÁRZEA ALEGRE RECEBERÁ, PELA PRIMEIRA VEZ, ALUNA DE OUTRO PAÍS PARA PARTICIPAR DE UM INTERCÂMBIO CULTURAL

126

Em agosto deste ano, Várzea Alegre receberá Pimpakan Phonjarenrat, conhecida como Kim, uma tailandesa de 17 anos que foi selecionada para participar de um intercâmbio cultural e para cursar um ano de “High School” (Ensino Médio) na escola estadual Maria Afonsina Diniz Macêdo. Segundo a Secretaria de Educação do Município, esta é a primeira vez que a cidade recebe um intercambista internacional.

O projeto de intercâmbio cultural que Kim participa é organizado pela AFS Intercultura, uma organização não governamental (ONG) de educação intercultural que tem abrangência no mundo inteiro e visa o desenvolvimento e engajamento de cidadãos globais.

Os programas de intercâmbio são realizados pela ONG através de 1.200 voluntários distribuídos por 100 cidades brasileiras. Uma delas é Juazeiro do Norte que conta com um comitê da AFS e tem como voluntários o professor Franzé Costa, Assessor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Alegre e Conselheiro da AFS, e a professora Helange Gonçalves, que leciona a disciplina de Língua Inglesa na Escola Maria Afonsina e é idealizadora do Laboratório de Línguas da Instituição.

A ação dos professores Franzé e Helange, juntamente com a AFS, tornou possível a vinda de Kim para Várzea Alegre, onde ela irá aprender a língua portuguesa brasileira e a cultura da região. A jovem tailandesa tem a missão de difundir a cultura, a língua e os costumes da Tailândia no município.

A intercambista ficará hospedada na residência da professora Helange, que será responsável por acompanhar a aluna e prestar o acolhimento e orientações necessárias para adaptação da jovem no município.

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom