Dia do Cigano: II Semana dos Povos Ciganos do Ceará é cancelada devido à pandemia de coronavírus

100

A II Semana Cultura dos Povos Ciganos do Ceará foi cancelada pelo Instituto Cigano do Brasil-ICB em função da pandemia de coronavírus no estado. O evento ocorreria entre os dias 18 a 24 de maio em Sobral e Fortaleza, em comemoração ao dia Nacional dos Ciganos da etnia Cigana do estado do Ceará- (dia da etnia Cigana de Sobral e pela primeira vez seria comemorado o dia da etnia Cigana de Fortaleza e de Independência. O dia 24 de maio é dedicado a Santa Sara Kalí, padroeira dos Povos Ciganos.

De acordo com o ICB, como não tem previsão de quanto tempo irá durar a pandemia, e prezando pela saúde de todos os ciganos, parceiros e os envolvidos, optamos pelo cancelamento, levando em conta também o decreto estadual, em consideração a portaria do Ministério da Saúde e as orientações da OMS que estabeleceu a situação de emergência em saúde.

O comunicado também agradece o Governo do estado do Ceará, através das secretarias: Secult, SPS, SDA, SEDUC, SSPDS, MPF, DPU, MPE, DPG, Prefeituras e Câmaras municipais de: Fortaleza, Sobral, Caucaia, Pindoretama e Independência, ao ex-deputado Dedé Teixeira, aos vereadores Guilherme Sampaio,  Ronei Mourão Alessandra Ponte, SDHDS-Fortaleza, Coordenação dos Direitos Humanos da Secretaria dos Direitos Humanos e Habitação do Município de Sobral, Faculdade Alencarina de Sobral (FAL),  UECE, UNILAB,  Fanteme, Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA), Faculdade Luciano Feijão,  aos parceiros do evento, palestrantes, profissionais, imprensa e artistas.

Programações virtual

O ICB participará, durante a semana do Dia do Cigano, de programações virtual de rodas de discussões acerca dos desafios enfrentados pela população cigana nesse período de pandemia e através dos canais de mídia social continuará divulgando ações de enfrentamento neste período de crise e isolamento social. Haverá também o lançamento do documentário, Calon conta, calon canta, produzido por Alice Araújo, na comunidade Cigana de Pindoretama-CE.

Agradecemos a compreensão de todos reiterando que também estamos preocupados com esse problema mundial. Esperamos que tão logo essa situação se resolva. Sabemos de todas as dificuldades que esta pandemia tem trazido aos Povos Ciganos, mas estamos otimistas em relação ao futuro e à força das comunidade Ciganas. Continuaremos juntos e fortes.

Autor: Ascom ICB