Desfile na Marquês de Sapucaí pode acontecer sob chuva

1203

Mas previsão é que dias de folia sejam de sol e calor pela manhã e à tarde

Os cariocas estão há dez dias sem nenhum sinal de chuva na cidade — os gramados amarelados já são comuns na paisagem. A estiagem pode ser explicada pela intensificação de um sistema de alta pressão no Sudeste, que impede a formação de nuvens carregadas e a chegada de frentes frias ao estado. Mas o fenômeno está perto do fim. A partir desta quarta-feira, esse sistema deve perder força, provocando chuvas rápidas e isoladas. No carnaval, deverá prevalecer uma combinação de sol, calor e pancadas de chuva, segundo o Climatempo.

De acordo com meteorologistas, nos dias de folia, os temporais deverão ocorrer no fim da tarde e nas primeiras horas da noite. Isso poderá atrapalhar, no domingo e na segunda-feira, os desfiles na Marquês de Sapucaí, onde se apresentam as escolas de samba do Grupo Especial.

— Devemos ter dias de calor intenso. Só deve diminuir no domingo, mas a temperatura continuará elevada, em torno de 36 graus. Serão dias de tempo aberto pela manhã, com formação de nuvens, mas as chuvas só devem ocorrer no final da tarde. São as conhecidas pancadas de verão, que vão deixar as noites menos quentes. Vai dar uma refrescada no final do dia, mas não dá para esperar um tempo frio — disse o meteorologista Marcelo Pinheiro, do Climatempo.

Segundo ele, a terça-feira ainda terá um dia seco. A partir desta quarta-feira, a previsão é de dias com chuvas passageiras, em especial no fim de semana:

— Deve chover forte no fim de semana, quando passará uma frente fria pela costa — disse.

O calor deve continuar pelos próximos dias. Desde o começo da semana passada, cidades do Rio têm ficado entre as mais quentes do Brasil. No último domingo, as três maiores temperaturas no país, registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia, foram no estado do Rio. Em Seropédica e na capital fluminense, os termômetros marcaram 38 graus. Já em Saquarema, na Região dos Lagos, a temperatura chegou a 37,5 graus.

Autor: Da redação com Guilherme Ramalho/Foto: Divulgação