Deputado Ivo Som apresenta proposta de projeto e assumi a liderança de governo provisoriamente

733

Dep.Ivo Som Foto.Alfredo Maia (2)-1“A desigualdade racial brasileira, associada a formas sutis de discriminação, impedem o desenvolvimento das potencialidades e o progresso social da população, Negra, Indígenas, Ciganos e Afros Descendentes” explicou Ivo Som.

O deputado estadual Ivo Som (PTN), utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima-ALE/RR, nesta terça-feira (19/11), durante a sessão ordinária para apresentar a proposta do projeto de Lei para a criação do Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, garantindo o combate ao racismo, ao preconceito, inclusive institucionais e à intolerância religiosa, bem como a promoção da igualdade racial e o desenvolvimento sustentável de povos e comunidades tradicionais.

De acordo com a justificativa apresentada pelo parlamentar. “Essa desigualdade secular trava o desenvolvimento; concentra riquezas e oportunidades nas mesmas mãos; condena o país a viver o seu potencial pela metade. Por isso, a promoção da igualdade racial não é apenas um compromisso ético, mas é, também, uma diretriz política e econômica de desenvolvimento” destacou Ivo Som.

Ivo Som encerrou o discurso destacando a participação de negros em cargos públicos, como o presidente dos Estados Unidos Barac Obama, o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa.

Em aparte, o deputado Marcelo Natanael (PRB) parabenizou o discurso de Ivo Som por abraçar a causa e lembrou da recente posse do presidente do Instituto de Previdência de Roraima (Iper), Barac Bento, que o considera como uma importante liderança negra no segmento político do estado.

Liderança

Conforme já era previsto o deputado estadual Célio Wanderley (PSB), resolveu entregar a liderança do governador Anchieta Junior (PSDB) na ALE/RR.

O parlamentar deixou a liderança sem críticas ao governo e argumentou “Como a gente tá pleiteando uma das vagas de conselheiro, até para que a gente possa ficar mais à vontade, poder trabalhar, conversar com os colegas. Tudo isso contribuiu para o meu pedido de afastamento”, explicou o parlamentar.

Enquanto o governo não se manifesta de forma oficial sobre quem será o seu líder na Assembleia Legislativa do Estado, quem está com a incumbência de exercer o cargo é o vice-líder, deputado Ivo Som, que na verdade já vem se destacando na defesa do governador Anchieta Júnior (PSDB) em Plenário, desde que retornou a ALE-RR.

Ascom: Deputado estadual Ivo Som/Foto: Alfredo Maia