Demutran, Educação e Conselho Tutelar de Várzea Alegre realizam ação sobre o Setembro Amarelo

63

O Demutran – Departamento Municipal de Trânsito de Várzea Alegre realizou nesta manhã de quarta-feira, dia 22 de setembro, ação pela Semana Nacional do Trânsito, que transcorre no período de 18 a 25 de setembro e pelo Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

Segundo informou Klécio Fiúza – diretor do Demutran, a ação foi desenvolvida com motoristas que trafegaram neste turno da manhã pela Av. Vicente Alves Costa (trecho urbano da BR 230), em frente à Escola Dr. Dário Batista Moreno e contou com a equipe dos agentes de trânsito e uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, psicopedagogos e pedagogos da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho Tutelar de Várzea Alegre.

A ação, segundo ele, se constituiu pela realização de uma blitz educativa e de conscientização e alerta aos problemas e às dificuldades que podem levar às pessoas ao suicídio, e de como essas situações podem ser identificadas e evitadas, salvando vidas. “Os veículos eram abordados e encaminhados para os profissionais dessa equipe e do Demutran que faziam a educação e conscientização sobre esse tema e a entrega de panfletos”, disse Klécio Fiúza.

A psicopedagoga Rita Leal disse que é importante esse trabalho de parceria com o Demutran pelo Setembro Amarelo, porque o órgão de trânsito cuida da segurança das pessoas. “Essa iniciativa ajuda muito no desenvolvimento desse trabalho”, declarou.

A psicóloga Gisele Alves, destacou o papel da Educação em apoio ao trânsito e em defesa da vida, nessa ampla ação pelo Setembro Amarelo.

Raimundo Nonato – Agente de Trânsito, pontuou que estava contente em participar da ação, dentro da Semana Nacional de Trânsito, que destaca o papel educativo do Agente de Trânsito, que comemora o seu dia nesta quinta-feira, 23 de setembro.

Autor; Da redação com ascom/Foto: Miguel Marcelo