Comunidade diz não ao abuso e exploração sexual

463

A população de Boa Vista está sendo convocada a participar das ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante essa semana, alunos, integrantes dos programas sociais e famílias atendidas nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) estão participando de ações educativas promovidas pela Prefeitura de Boa Vista em parceria com o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual e Tráfico para Fins Sexuais de Crianças e Adolescentes.

A ação é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio. A programação inclui a realização de palestras educativas em cinco escolas municipais. Nesta quinta-feira (16), a programação será desenvolvida na Escola Municipal Francisco de Souza Bríglia, rua das Extremosas, 312, bairro Pricumã. Na sexta-feira (17), o encontro será na Escola Municipal Glemíria Gonzaga de Andrade, na av. Sol, bairro Cidade Satélite. Para encerrar as atividades, haverá uma mobilização na sexta-feita (17), com panfletagem e blitz educativa das 15h às 19h no Parque Germano Augusto Sampaio, Pintolândia.

Nos CRAS, o trabalho envolve a participação de integrantes do ProJovem Adolescente, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Cabelos de Prata, que participam de palestras, exibição de filmes, documentários, oficinas e apresentações culturais sobre o tema.

O objetivo das ações é sensibilizar a população sobre esse tipo de violência, orientando na identificação dos casos. “Prevenir esse tipo de crime é fundamental, porque ele acontece nas ruas e, muitas vezes dentro da própria casa. A criança e o adolescente que são vítimas do abuso têm medo de denunciar. Então essas palestras servem para nos alertar e nos ensinar a reconhecer os sinais que indicam o abuso ou a exploração sexual”, explicou Lídia Lima, professora da Escola Municipal Menino Jesus de Praga.

 

Ascom/ PMBV Foto: Marcos Lima