Comissão do Selo Unicef avalia indicadores e projeta fórum para fim do semestre em Caucaia

74

A Comissão Intersetorial do Selo Unicef na Prefeitura avaliou nesta terça-feira (11/2) o desempenho de Caucaia na busca pela reconquista do título de cidade que reduz desigualdades e garante direitos de crianças e adolescentes. O município não recebe a certificação há 12 anos e desde 2017 está empenhado em cumprir todas as tarefas colocadas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância.

Representantes de diversas secretarias discutiram os 12 indicadores, 17 resultados sistêmicos e oito desafios dos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (Nucas) que Caucaia precisa cumprir para ganhar o Selo Unicef. O resultado será divulgado no fim do segundo semestre deste ano.

A dez meses do anúncio do resultado, o Município já cumpriu dez dos 12 indicadores, tem todos os desafios dos Nucas executados e depende apenas da realização de um fórum sobre direitos da criança e do adolescente para concluir os cinco resultados sistêmicos obrigatórios dispostos pelo Unicef.

Uma primeira edição do fórum aconteceu em Caucaia em agosto de 2018, também conforme exigência para conquista do Selo Unicef. A expectativa é de que este ano os debates ocorram entre o fim de maio e o começo de junho, com a presença de avaliadores da certificação.

“Esse é o último ano de trabalho para a conquista do Selo. E vão ganhar os municípios que trabalharem melhor. Estamos bem, avançamos em muita coisa desde 2017, alguns serviços iniciamos do zero, mas queremos ir mais adiante. O maior legado do Selo para Caucaia vai ser a integração dos trabalhos das secretarias”, pontua a articuladora do Selo Unicef em Caucaia e subsecretária de Desenvolvimento Social, Telma Diógenes.

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom