Caucaia inicia mais uma etapa da campanha de cirurgias de catarata

187

O programa Visão do Bem beneficiará mais 260 pessoas nesta nova fase.

Com o objetivo de diminuir a fila por uma cirurgia eletiva oftalmológica de catarata, a Prefeitura Municipal de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove mais uma etapa da campanha de cirurgias coletivas, entre os dias 18 e 20 de junho. 

Em um primeiro momento, as pessoas que já passaram por consultas especializadas, avaliações e exames e possuem indicação de intervenção cirúrgica, serão cadastradas na Central de Regulação da Secretaria, após essa fase, o paciente contará com toda infraestrutura técnica e equipe médica. 

O processo, nesta nova etapa, disponibilizará 260 procedimentos. A ação, que é chamada de “Visão do Bem” e realizada por uma clínica instalada no município de Caucaia e credenciada junto à Prefeitura, ofertará, ao todo, 2500 serviços oftalmológicos. 

O procedimento que os caucaienses receberão mais uma vez é denominado facectomia e consiste na substituição do cristalino (lente natural do olho) por uma lente intraocular ocular artificial.

Zózimo Medeiros, secretário de saúde de Caucaia, destaca a importância da ação. “A nossa meta é que as pessoas tenham mais qualidade de vida. Para isso, tem clínica credenciada e apta a ofertar uma cirurgia de sucesso, com toda a segurança e seriedade que a população caucaiense merece”, afirma.

Após todo o processo, os pacientes passam por instruções sobre o pós-operatório, bem como a garantia da consulta após 15 dias. 

Elenir Alves (73), moradora do bairro Potira 1, esteve na clínica, nesta quarta-feira, para realizar a segunda cirurgia, desta vez no olho esquerdo. “Eu já tinha feito a cirurgia do olho direito e, agora, vim fazer o outro. Minha vida mudou completamente depois de fazer a cirurgia. Voltei a enxergar bem novamente e retornei com as minhas vendas de produtos. Estou muito feliz”, celebra.

Os pacientes recebem uma bolsa com colírio, óculos de proteção e todas as instruções para o pós-operatório. 

Além das cirurgias de catarata, outros serviços também serão disponibilizados, tais como operação de pterígio e limpeza das lentes. 

Como se cadastrar

Quem deseja passar pela análise para uma possível cirurgia, deve procurar as Unidades de Atenção Primárias à Saúde/UAPS (postos de saúde) para uma avaliação médica, portando documento de identificação original com foto, CPF e comprovante de endereço. Depois, o paciente passará por uma consulta na rede especializada com um oftalmologista. Logo em seguida, caso seja necessário, será agendada e regulada a triagem e a cirurgia oftalmológica na Central de Regulação. 

As pessoas que já se cadastraram e passaram por consultas e ainda não foram contatadas, devem procurar a sede da Secretaria de Saúde. 

O processo de credenciamento de clínicas

A Prefeitura Municipal de Caucaia lançou um edital para credenciar clínicas oftalmológicas para efetuarem todo o processo cirúrgico em pacientes caucaienses.

As clínicas pretendentes deveriam atender todas as exigências do edital como estrutura física e documental.

Sobre a catarata

A catarata se configura pela opacidade do cristalino. As pessoas com esse problema ficam com a visão nublada, como se enxergassem por uma janela embaçada. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas.

Apesar de ser um procedimento simples, algumas condições contra indicam momentaneamente a realização do procedimento, como o paciente possuir diabetes e hipertensão mal controlados, fazer uso de anticoagulantes e outras medicações, assim como algumas doenças oftalmológicas. Nesses casos, o médico avaliará avaliar o caso e definir a melhor conduta a ser tomada.

Autor: Da redação ascom/foto: divulgação