Assistência Social de Várzea Alegre realiza o I Campeonato de Parabadminton do município

86

A Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e Trabalho, do Governo de Várzea Alegre, vem realizando atividades que visam a inserção de pessoas com deficiência no meio esportivo do município.

Com esse objetivo foi realizado na manhã desta sexta-feira, 14 de janeiro, o I Campeonato de Parabadminton de Várzea Alegre.

O campeonato aconteceu no salão do auditório da Secretaria de Assistência Social e contou com a participação de 9 atletas que residem em Várzea Alegre.

As premiações de 1º, 2º e 3º lugares foram medalhas de participação para todos e troféus para os três primeiros colocados.

Parabadminton é praticado em quadra poliesportiva, com os desportistas sobre cadeiras de rodas munidos de raquete e peteca.

Presente em Várzea Alegre desde a semana passada, o atleta e medalhista paralímpico na modalidade parabadminton, José Ambrósio Chaves Neto, 53 anos, participou da competição, incentivando os atletas locais.

Chaves Neto é natural de Iguatu, residente no Distrito Federal há cerca de 20 anos. Passou a praticar o esporte após ter sido ferido na cabeça ao reagir a um assalto em fevereiro de 2007, tendo ficado cadeirante.

A secretária municipal de Assistência social, Syene Cavalcante, enfatizou a importância na execução de atividades que beneficiam os atletas com deficiência. “Estamos realizando um trabalho que visa a inclusão social de todos os cidadãos, afinal de contas, é de extrema importância garantir acessibilidade no âmbito esportivo. O incentivo de práticas esportivas aos atletas da nossa cidade é algo que exige esforço. É importante enfatizar também o grande interesse em os atender e, dessa forma, se tornar a ponte principal na superação dos próprios limites”, comentou Syene.

O professor de Educação Física e Coordenador de Parabadminton de Várzea Alegre, Alan Caldas, salienta a iniciativa do Governo Municipal na execução das atividades. “É importante enaltecer a cultura de inclusão na nossa cidade e o Governo de Várzea Alegre está fazendo isso. Essas atividades ajudam de várias maneiras a inclusão desses jovens na sociedade. Devemos encoraja-los a participarem de projetos como esses que somam também nas suas vidas sociais”, – destacou.

Autor: Da redação com ascom/Foto: Fábio Oliveira