Falta de Consciência e serviços eficaz de coleta de lixo em Caucaia causa transtornos.

159

Lixo e sujeira tomam conta de várias ruas de Caucaia.

Cachorros, porcos e até gado rasgam e espalham sacos com lixo domiciliar nas ruas do município, espalhadas por toda parte, sujeira que se fez perder de vista, na avenida Dom Lustosa e Integração a cena visível.

Em algumas ruas em Caucaia, o que se vê é uma grande quantidade de lixo esparramado, várias sacolas ficam no chão e os cachorros e animais de grande porte aproveitam para espalhar o lixo. Os animais rasgam os sacos e espalham toda a sujeira pelas calçadas e ruas em frente às residências, causando grande transtorno em razão do mau cheiro e os dejetos na rua, que muitas vezes, não são recolhidos pelos garis.

Esta situação, ocorre em vários outros pontos da cidade, esse problema é apenas uma das consequências do excesso de animais abandonados no município.

O lixo exposto ocasiona a proliferação de ratos e insetos transmissores de doenças, bem como o mau cheiro, sendo também uma péssima imagem para a cidade.

Infelizmente ainda existem pessoas que despejam lixo irregularmente nas vias públicas trazendo muitos transtornos para a população.

Moradores

Em alguns bairros a reclamação é grande, o problema se repete em algumas ruas.  Um dos moradores da Jurema não quis se identificar com medo de represália afirma que em dias de chuva a situação se agrava devido à enxurrada que arrasta a sujeira acumulada. no mesmo bairro, é impossível andar pela calçada. Sacolas de plástico e sujeira estão amontoados sobre o passeio público e ruas. Ele ressalta que mora no bairro a dez anos. “Nessa gestão, poucas vezes vi limpeza. O bairro está bem abandonado. Só não está pior porque os próprios moradores limpam”, afirmar.

Dona Vera Oliveira, 66 anos, sofre com a situação todos os dias. A aposentada mora próximo a Dom Lustosa, onde comerciantes e moradores insistem em manter um lixão, em via pública. “Eu faço minha parte, porém a prefeitura deveria fazer a dela e também alguns moradores e comerciantes, esses lixos espalhados já virou cartão posta de Caucaia isso não é bom pra o município” disse a aposentada.

O lixo exposto

O descarte irregular também entope bueiros e polui as galerias pluviais.
segundo a prefeitura a coleta de lixo é regular e as equipes de limpeza estão sempre nas ruas, o que falta é conscientização da população de cuidar da cidade.

Falta de conscientização

Até o lixo jogado nos centros urbanos, longe do mar, pode afetar os bichos. O lixo acaba indo para o mar através do sistema de drenagem. A pessoa joga o lixo em um terreno baldio. Quando chove, a água da chuva leva esse material para o sistema de drenagem, que despeja a água com os resíduos nos rios. E os rios desembocam no mar.

Autor/Fotos: Rogério Ribeiro