Asprecce se reúne com Secretário de Saúde e entrega demandas

1025

Oportunidade em que dialogaram sobre os assuntos pertinentes a saúde

Na tarde desta quarta feira (01/08), membros da Associação de Preservação da Cultura Cigana do Ceará – ASPRECCE estiveram em audiência com o Secretario de Saúde do Estado, Henrique Javi, a fim de levar demandas da população cigana cearence, onde encontraram um gestor bastante aberto e empenhado em atender aos anseios dessas comunidades, entendendo que as políticas públicas de saúde são responsabilidade do Estado em suas três esferas, no que diz respeito a ações de prevenção, proteção, promoção e recuperação da saúde da população dos indivíduos e da coletividade.

O presidente da ASPRECCE, o Calon Rogerio Ribeiro entregou as demandas elencadas pelos próprios ciganos em encontro que aconteceu no ultimo 24 de Maio, com as comunidades ciganas do estado no Cetrex em Caucaia.

O secretario Henrique Javi lembrou que o SUS elaborou um Subsidio para o cuidado à saúde do povo cigano (2016), com a colaboração da Associação Internacional Mayylê Sara Kali (AMSK/Brasil), e que a sugestão seria formatar essa cartilha para uma revisão com as impressões de toda a população cigana do Brasil, e não apenas parte de um segmento tão amplo e diverso como o povo cigano brasileiro.

Na oportunidade as conselheiras da saúde do Distrito de Catuana/Caucaia, as ciganas calins, Janiele Lucino e Maira Nunes, também aproveitaram a oportunidade para destacar a presença das ciganas no conselho local.

A secretária da ASPRECCE, Renata Célia lembrou “A presença dos ciganos no controle social de saúde local no município de Caucaia, possibilitará conhecer melhor todo esse processo e de fato poder cobrar mais as políticas publicas e até mesmo as demanda trazidas pelo grupo que muitas delas são garantia que o SUS estabelece, mas reconhecer que precisa ser mais divulgadas e assim a população empoderada cobrará mais para que os serviços sejam efetivados. Afinal essa é a função no Conselho local de saúde, frisou.

O Secretário de Saúde apoiou as demandas e se pôs a disposição para atender aos pedidos dos ciganos e ressaltou a importância do diálogo. “O diálogo aqui jamais será cessado. Agradeço a todos vocês ciganos por estarem aqui conosco nesse momento. Faremos tudo para cumprirmos com cada demanda aqui apresentada por vocês”, ratificou.

O  presidente da Asprecce,  destacou que a reunião esclareceu as demandas apresentadas e como efetivá-las as existentes, “Essa reunião serve para conhecermos mais as ações desenvolvidas na área da saúde no Ceará e para o povo cigano ter acesso” disse o cigano que acrescentou, “O secretário Javi tem tratado todos com muita cordialidade e respeito” destacou.

Homenagem

Na ocasião o secretário Henrique Javi recebeu o certificado Amigo dos Ciganos.

Propostas apresentadas

Cobrar do Presidente da República, do Poder Executivo e Legislativo que se cumpra integralmente a Lei 11. 664

Implementar em todas as unidades de saúde, postos de Coleta de medicamentos vencidos, com maior divulgação da Campanha de Descarte de Medicação;

Elaboração e divulgação do projeto de sensibilização dos deveres e direitos dos usuários do SUS;

Realizar campanhas educativas de prevenção ao câncer de mama para as mulheres ciganas: “Outubro Rosa Cigano”;

No que se refere a regiões nas quais exista concentração em comunidade ou acampamentos que seja garantido uma equipe de saúde que garanta cobertura com “médico de família” e demais profissionais;

A capacitação sistemática e periódica de servidores para o atendimento o povo cigano através da formação de multiplicadores;

Implantação de grupos de educação em saúde que abordem temáticas mais relevantes de acordo com a necessidade de cada acampamento ou grupos, nos quais os temas sejam escolhidos democraticamente com representação da comunidade cigana;

Implantação da Secretaria Especial de Saúde do Povo Cigano e nas estratégias de saúde da família que ofertem cuidados a população cigana seja realizada a construção da agenda de assistência à saúde com a representação comunitária para que esta atenda de maneira mais fidedigna às necessidades da população.

Encaminhamentos

Algumas demandas já são previstas o que se deve aproveitar a presença no conselho de saúde local e fiscalizar, pois esse é o papel do conselho, e a sugestão seria aproveitar as visitas às comunidades para levar as experiências exitosas da presença das ciganas conselheiras como forma de multiplicar a idéia e atuação nos outros municípios do estado;

Mais divulgação do papel da atenção primaria na política de saúde a fim de garantir que a informação chegue ao usuário do SUS, quanto o uso racional de medicamentos. A secretaria de saúde se disponibiliza a atender as demanda solicitadas;

Implantação do agente comunitário cigano a fim de diminuir as barreiras do acesso desse profissional nos mais diversos tipos de “ranchos ciganos”.

Autor/Foto: Asprecce/Ascom