A Companhia Independente de Policiamento Ambiental da Polícia Militar de Roraima (CIPA), juntamente com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), realizaram de 10 a 20 deste mês uma operação conjunta para fiscalizar os rios federais do Baixo Rio Branco e de unidades de conservação ambiental.
Durante a ação, pescadores foram abordados e autuados devido à proibição da pesca nesse período. O material que seria utilizado na atividade ilegal foi apreendido. Em outros pontos, houve a retirada de redes tipo malhadeira e a fiscalização de acampamentos nas proximidades desses locais. Houve também a apreensão de uma espingarda calibre 16 e de um menor por cometimento de ato infracional.
Os policiais militares e agentes atuaram nos rios federais, estações e parques ecológicos nos municípios de Caracaraí e Rorainópolis. No município de Caracaraí, houve fiscalização nos Rios Ajarani, Lago dos Reis – Niquiá, Lago da Aliança – Viruá, Água Boazinha – Niquiá, Água Boa do Uninvini – Niquiá e Serra da Mocidade, Catrimani – Serra da Mocidade e Terra Indígena Yanomami, Lago do Maú e Santa Fé – antigo posto de fiscalização do IBAMA.
Em Rorainópolis: Lago Jacaretinga, Lago Matá-matá, Lago do Capitari, Rio Anauá – Viruá/Flona Anauá, até o Rio Barauana.
A Operação teve apoio da 2ª Companhia Independente de Policiamento do Interior da Polícia Militar (2ª CIPM), sediada em Caracaraí.
Ascom/ foto/ PM-RR