Xingu usa tribuna para se defender de acusações na imprensa

652

dep XinguO deputado estadual Jânio Xingu (PSL) durante a sessão ordinária desta quinta-feira, fez inúmeras criticas  ao delegado geral de polícia civil Jorge Everton, oportunidade em que disse estar indignado com as ultimas acusações que foram feitas ao parlamentar na imprensa, oportunidade em que atribuiu ao delegado os devidos fatos.

Xingu disse que denunciará na Polícia Federal, Ministério da Justiça e na imprensa nacional, as ações que estariam senda feitas a autoridades locais,  que estariam sendo praticadas por alguns delegados, coordenados por Jorge Everton.

Em tom exaltado, apresentou na sessão uma mensagem que teria sido enviada pelo delegado envolvendo sua esposa. O parlamentar disse que jamais aceitaria ser coagido e ameaçado.

“Jorge Everton ameaçou a mim, e a demais parlamentares deste poder legislativo. Eu sou um homem determinado e corajoso. Não vou fugir de casa. Prefiro a morte em nome da honra”, afirmou.

Como presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALE-RR, Xingu disse que a partir desta sexta-feira (13), convidará o promotor de Justiça Carlos Paixão para visitar todas as delegacias da Capital. “Delegado tem que está na delegacia”, frisou.

O deputado George Melo (PSDC), líder do governo, se disse preocupado com as denúncias do parlamentar. “O governador não compactua e essa Casa não compactua com esse tipo de ação. Jamais posso compactuar com um fato deste contra um colega que defende o povo de Roraima”, afirmou.

Soldado Sampaio (PC do B), Aurelina Medeiros (PSDB), Gabriel Picanço (PRB), Brito Bezerra (PP), Marcelo Natanael (PRB) e Zé Reinaldo (PSDB) foram solidários ao deputado e disse que estão preocupados com a integridade física do parlamentar.

Conforme o deputado, uma comissão será criada para apurar essas denúncias. O deputado Chicão da Silveira (PDT) que presidiu a Mesa Diretora na sessão desta quarta-feira (10), determinou que a Assessoria Jurídica da Casa providenciasse a segurança de Xingu.

Secom/ALE-RR/ Foto: H. Emiliano