Várzea Alegre volta às aulas: Escolas Municipais e Estaduais retomam às aulas.

787

O segundo semestre letivo de 2018 tem início nesta quarta-feira, 1º de agosto, nas escolas das redes municipal e estadual de ensino de Várzea Alegre.

O município conta com 40 estabelecimentos de ensino, incluindo as creches. São 14 na cidade, 6 na sede rural, nos distritos, no Riacho Verde são 6, no Naraniú, 6, no Canindezinho, 5, no Ibicatu 2 e no distrito de Calabaça, 1.

Essa estrutura recebe 6.100 estudantes, inclusive com as turmas de EJA – Educação de Jovens e Adultos e dos anos iniciais.

Na rede estadual, Várzea Alegre conta com 3 unidades de ensino que recebem para mais um semestre letivo 1.845 alunos. Na Escola José Correia Lima, estudam 740 alunos, na Escola Maria Afonsina Diniz Macedo, são 620 estudantes e na Escola Estadual de Educação Profissional, Dr. José Iran Costa, são mais 485 alunos. A Escola Dr. José Iran Costa funciona em tempo integral.

O prefeito Zé Helder (MDB), desejou aos professores, diretores, coordenadores das escolas e aos alunos que esse retorno represente o sucesso de todos os que estão envolvidos com a educação. Para ele, a educação é fundamental para transformar a vida das pessoas.

Dr. Fabrício Rolim – vice-prefeito, destacou que a educação de Várzea Alegre é um compromisso da gestão por direcionar as crianças, os jovens e adultos aos rumos do conhecimento.

O professor Dagoberto Diniz, que é o Coordenador Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, falou que para fortalecer os laços da educação com os estudantes e suas famílias, está sendo implantado pelo Governo Municipal o programa Família e Escola – Um diálogo permanente.

Nos finais de semana, Dagoberto Diniz e sua equipe farão visitas às escolas para orientar os pais no acompanhamento dos seus filhos nas rotinas educacionais. Para Dagoberto, essa ação visa ter o melhor aproveitamento do potencial dos alunos e dos professores nas salas de aula.

Dagoberto Diniz reforçou que serão dados aulões com o objetivo de preparar os estudantes para as avaliações externas, como o Spaece e a Prova Brasil, mais urgentemente para Spaece.

O Coordenador afirmou que o prefeito Zé Helder, pelo Governo Municipal, tem feito investimento forte na educação infantil e nas creches por iniciar a educação pela base, quando a criança começa a descobrir os conhecimentos.

O Secretário de Educação, Paulo Danúbio, deu as boas-vindas aos estudantes para esse período educacional, reforçando que é preciso inovar sempre, buscando o aperfeiçoamento do sistema de ensino.

 Autor: Da redação com Ascom/Foto: Augusto César