Tecnologias aplicadas ao turismo foram expostas na Feira das Américas

691

tecnologiaFotos com interatividade em cenários turísticos, sites com transmissão ao vivo, aplicativos turísticos para smartphones, bolas de futebol sustentáveis e consultoria para montagem de redes hoteleiras. Estas são algumas das ferramentas e objetos disponíveis na Feira das Américas – ABAV 2013, que foi realizada em São Paulo, de 4 a 8 de setembro, no Parque Anhembi.

Além da tradicional venda de bilhetes aéreos e pacotes turísticos, o mercado de tecnologias voltadas ao turismo ganha um tímido espaço em eventos desta natureza. A Feira das Américas, que terminou neste domingo (8), reuniu as principais agências de turismo, profissionais dos setor, países e estados brasileiros em busca de negócios, tecnologias e troca de experiências.

Um exemplo deste promissor mercado é a bola de futebol do Amazonas, a ‘ecoball’, batizada com o nome “caramuri”, em referencia ao fruto exótico da Amazônia que só surge de quatro em quatro anos. Confeccionada a partir do laminado vegetal, cuja matéria-prima é a seringueira (látex), típica na Amazônia, a ecoball é uma das ferramentas do Brasil para a promoção de grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Outro atrativo é oferecido pela empresa Sambo consultoria. A empresa, especializada em hotelaria e turismo, oferece a construção de aplicativos turísticos para smartphones. A ideia é congregar dados como agências de turismo, rede hoteleira, guias de turismo e toda informação de uma região na ponta dos dedos ao toque em um celular. O diferencial do aplicativo está na consultoria prestada e no acompanhamento por meio de estatísticas do número de acessos no aplicativo.

O que também fez sucesso na Feira das Américas, inclusive no stand do Governo do Estado de Roraima, foi o “Fun Click”, uma espécie de toten onde o visitante tira uma fotografia sua com cenários turísticos ao fundo. Como exemplo o visitante podia estar no Portal do Milênio, na Orla Taumanam e no Centro Cívico e levar uma cópia da foto de lembrança.

No que cabe ao gerenciamento de rotinas de trabalho, a empresa Check-in Net Hotel , especializada em software de Gestão Hoteleira, expôs uma ferramenta on line que cria literalmente uma rede hoteleira virtual. O cadastro de hospedes, clientes e revendedores é unificado, facilitando o gerenciamento de reservas e atendimentos, pois cria um banco de dados de domínio do próprio estabelecimento hoteleiro.

O mercado virtual do turismo aos poucos divide espaço com o mercado do turismo tradicional. Com novas tecnologias surgindo, resta ao consumidor peneirar o que lhe será útil como ferramenta.

Secom: GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA