Técnicos estudam viabilidade de projeto para fornecimento de água na Rajada e no Juá

125

A Secretária Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), recebe nesta quarta (15/5) e quinta-feiras (16/5) técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para a realização do estudo de viabilidade da implantação do projeto “Salta Z” em Caucaia. A iniciativa visa o fornecimento de água com qualidade para populações não contempladas pelos sistemas de abastecimento.

As serras da Rajada e do Juá estão sendo visitadas pelos técnicos. Ambas apresentam dificuldades no fornecimento de água por não possuírem sistema de abastecimento como acontece na área urbana, através da Cagece. “A água vem de poço ou rio”, explica o coordenador de Vigilância Ambiental em Saúde da SMS, Francisco das Chagas Dourado.

De acordo com levantamento da SMS feito mensalmente em diversos pontos de Caucaia, as águas dessas serras são consideradas insatisfatórias. “Elas possuem bactérias que podem causar doenças diarreicas. Com o Salta Z, o equipamento fornecerá a água tratada, já evitando essa situação”, disse Dourado.

Nesse primeiro momento, a equipe da Funasa visita o município para verificar se há viabilidade de a cidade receber o equipamento do projeto.

Autor: Da redação com ascom/foto: ascom