STF pede esclarecimentos a ministro da Educação sobre entrevista dada a revista

578

Ricardo Vélez tem dez dias para, se quiser, dizer quem é o brasileiro ‘canibal’ que ‘rouba coisas dos hotéis’ e ‘salva-vidas do avião’

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou notificar o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, para que ele, caso queira, se manifeste em até dez dias em uma interpelação judicial feita por um advogado. Marcos Aldenir Ferreira Alves foi ao STF pedir esclarecimentos sobre uma entrevista dada por Vélez Rodríguez à revista “Veja”.

“O brasileiro viajando é um canibal. Rouba coisas dos hotéis, rouba o assento salva-vidas do avião; ele acha que sai de casa e pode carregar tudo. Esse é o tipo de coisa que tem de ser revertido na escola”, disse o ministro na entrevista. O advogado quer que ele esclareça “quem é o brasileiro canibal” a fim de “elucidar a equivocidade, ambiguidade ou dubiedade de suas declarações”.

“O interpelante (advogado) é brasileiro nato e utiliza com frequência as linhas aéreas comerciais dentro e fora do país, com maior número de viagens no Brasil. Hospeda-se com regularidade em hotéis e, estando em sua residência, sai de casa com regularidade, portanto, se enquadra, em tese, na descrição do praticante dos crimes imputados ao brasileiro citado na reportagem objeto desta interpelação. Assim, é parte legítima para propor esta interpelação judicial e obter os esclarecimentos permitidos em lei para afastar as ambiguidades e as situações de equivocidades”, escreveu o advogado no pedido.

Autor: Da redação com André de Souza/Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil