Plenárias discutem indicadores de qualidade do ensino infantil em Caucaia

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A Prefeitura de Caucaia realizou nesta segunda-feira (22/4) o “Dia D” para as plenárias de discussão dos Indicadores de Qualidade na Educação Infantil (Indique). O objetivo é realizar atividades de autoavaliação com a presença de toda a comunidade escolar (professores, pais, gestores, técnicos e demais funcionários).

Essa é uma das ações do Município para a obtenção do Selo Unicef, uma certificação internacional concedida a prefeituras que reduzem desigualdades e garantem direitos de crianças e adolescentes.

A partir do Indique, cada unidade escolar da rede municipal de ensino de Caucaia vai promover estratégias que garantam a elevação dos índices qualitativos referentes à primeira etapa da Educação Básica. A intenção é que todas as 144 escolas de Educação Infantil realizem plenárias e elaborem projetos político-pedagógicos.

Para a coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação (SME), professora Andréa Herculano, “a aplicação do Indique, com a avaliação de cada dimensão da sua proposta, permite que a escola repense suas práticas e elabore intervenções de acordo com critérios e prioridades próprios.”

As dimensões avaliadas pelo Indique são: 1) planejamento institucional; 2) multiplicidade de experiências e linguagens; 3) interações; 4) promoção da saúde; 5) espaços materiais e mobiliários; 6) formação e condições de trabalho dos professores e demais profissionais; e 7) cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social.

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom