Entidade Cigana defenderá propostas em encontro de povos e comunidades tradicionais

201

cultura cigana“È uma honra representar o povo Cigano e o estado de Roraima neste grandioso evento, um fato histórico para Roraima”. 

Os eventos têm o objetivo de avaliar e aprimorar a implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais.

A associação de preservação da cultura Cigana de Roraima-ASPRECIRR, vai representar o povo Cigano do estado de Roraima, através do seu presidente, Calon Rogério Ribeiro.

“È uma honra representar o povo Cigano e o estado de Roraima neste grandioso evento, um fato histórico para Roraima”.  Vamos representar também a esperança do nosso povo, ainda hoje, muitos não se apresentam com receios do maldito preconceito e a ignorância que ainda pairam mesmo que timidamente nas pessoas.

O evento

O evento será realizado em Belém entre os dias 2 a 5 de junho, no Hotel Gold Mar, sendo aberto no dia 2/6, às 8h. Estarão presentes 160 representantes de povos e comunidades tradicionais e cerca de 80 representantes de governo, membros das universidades e entidades de apoio aos povos e comunidades tradicionais.

 

As propostas

  •  Criar mecanismos para capacitar os ciganos legítimos, descendentes e simpatizantes, para o desenvolvimento de projetos auto-sustentáveis econômica e culturalmente, através de parcerias que visem à garantia dos direitos constitucionais dos Povos de etnia Cigana.
  • Formação, ampliação e difusão da cultura Cigana em todo Estado de Roraima;
  •  Implementação dos interesses coletivos, morais e culturais dos povos Ciganos;
  • Defender a democracia, a independência e o respeito à liberdade sem distinção de raça, cor, sexo, nacionalidade, convicção política ou religiosa;
  • Coletar, registrar sistematizar e divulgar informações sobre a evolução das características, culturais, sociais, histórias e tradições do povo de etnia Cigana;
  •  Criação de centros de referência culturais e cursos de formação e orientação;
  • Promover a abertura do Museu Cigano, que contará com sala de projeção para documentários e filmes com temas Ciganos, artesanatos, utensílios, telas, fotos e outras atividades.

 

Encontros Regionais.

A Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais – CNPCT está realizando os Encontros Regionais e Nacionais de Povos e Comunidades Tradicionais.

Os Encontros têm o objetivo de avaliar e aprimorar a implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais – PNPCT (Decreto 6.040/2007) com ênfase ao acesso aos territórios e regularização fundiária. O primeiro encontro era para acontecer em Manaus (AM), entre 19 e 22 de maio, porém foi adiado para Belém (PA), reunindo todos os representantes da região norte, Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima Amapá, Maranhão, Pará, Tocantins, entre 2 e 5 de junho.

Sobre quais eixos da PNCPT listados abaixo, você possui conhecimento e/ou alguma forma de atuação?

(  ) Acesso aos Territórios Tradicionais e aos Recursos Naturais (regularização fundiária, criação de territórios tradicionais, sobreposição de territórios com Unidades de Conservação).

(  ) Infraestrutura (construção de equipamentos públicos como: escolas, hospitais, postos de saúde, CRAS).

(X ) Inclusão Social (educação, saúde, assistência social, cidadania, direitos humanos).

(  ) Fomento à Produção Sustentável (Assistência Técnica, Acesso a programas e políticas de incentivo à produção, Declaração de Aptidão ao Pronaf, Acesso a mercados institucionais).

Ascom:Asprecirr