Ar condicionado faz mal? Médico explica riscos

262

11484Pessoas que têm predisposição a doenças respiratórios podem sofrer com a exposição frequente

Nos dias de calor forte , o ar condicionado se torna indispensável para driblar o desconforto causado pelas altas temperaturas, seja no carro, em casa, no trabalho, ou em momentos de lazer, como em cinemas e restaurantes. É difícil não ficar exposto a ele. No entanto, se utilizado com muita frequência, ele pode ser um vilão para a saúde, especialmente no caso de pessoas que já sofrem com alergias respiratórias.

Perigos do ar condicionado

O otorrinolaringologista Alfredo Lara, do Hospital CEMA, explica que algumas pessoas possuem mais sensibilidade quando ficam expostas a ambientes climatizados. “Nas pessoas com predisposição, são frequentes as crises de doenças infecciosas e alérgicas, como episódios de asma, rinite alérgica, sinusites entre outros”, afirma.

Isso não significa que as pessoas com doenças respiratórias não podem ficar em ambientes com ar-condicionado. O médico diz que podem sim, e que o mais importante nesta situação é a higiene do equipamento, que deve estar sempre com a manutenção em dia. Outros cuidados também são importantes. “A exposição prolongada ao ar-condicionado resseca muito as vias aéreas, por isso é aconselhável hidratar-se bastante. Também é aconselhável lavar as vias aéreas e olhos com soluções fisiológicas. Em caso de persistência dos sintomas a indicação é procurar o médico”, recomenda.