ACSs de Caucaia concluem capacitação para identificação de pacientes com transtornos mentais

556

Mais de 90 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Caucaia finalizaram nesta quinta-feira (12/12) um curso para identificação de pessoas com transtornos mentais e/ou sofrimentos psíquicos. A formação aconteceu na Faculdade Terra Nordeste (Fatene) e durou 80 horas.

Com a capacitação, os profissionais passam a ter condições de avaliar o perfil do paciente e orientar da melhor forma os tratamentos disponíveis na rede pública de saúde. “Alguns pacientes com quadros de sofrimento e angústia podem evoluir para quadros de transtorno mental. Como o ACS já cumpre um papel de prevenção e orientação, nada mais justo e oportuno do que habilitar esse profissional para lidar com a questão, já que estão no dia a dia das comunidades”, disse o secretário municipal de saúde Moacir Soares.

Durante o curso, os agentes compartilharam histórias de atendimentos feitos nas visitas domiciliares. “Parabenizo a gestão da saúde de Caucaia e todos os agentes que participaram por tanto empenho. E isso vejo com muita alegria”, disse Camila Mascarenhas, representante da Saúde Mental do Estado. “Este curso foi muito sonhado e pensamos durante meses. Não vejo tanto a disseminação da saúde mental no território como vejo nos trabalhos desenvolvidos pela Residência de Caucaia”, ressaltou.

Esta é a primeira vez que os ACSs de Caucaia participam de uma formação em Saúde Mental na Atenção Primária. Para 2020, outras quatro turmas serão formadas, capacitando o total de 456 agentes que atuam em Caucaia. “Eles são o elo entre a comunidade e os serviços públicos. São os multiplicadores do que é oferecido nos postos, além de fazerem educação em saúde nas residências”, finaliza Kerley Menezes, enfermeira e preceptora do Programa de Residência Multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde, projeto que idealizou e promove a capacitação.

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom