Vínculos afetivos – Estrutura familiar é importante para o desenvolvimento na primeira infância

1110

Estrutura familiar é importante para o desenvolvimento na primeira infânciaOferecer educação, saúde e assistência social às famílias é marca do trabalho desenvolvido pela prefeita Teresa Surita. Para fortalecer esses e outros serviços, a Prefeitura de Boa Vista oferece por meio do programa Família que Acolhe, ações que atuam diretamente na primeira infância, principal fase de desenvolvimento e aprendizagem humana, que compreende o período de zero a 6 anos.

As principais ações do programa são o acompanhamento social às famílias; implantação da Universidade do Bebê com a criação de grupos para troca de informações entre os pais; acompanhamento de saúde às gestantes e quando necessário fornecimento de medicamentos entre outras que proporcionem bem-estar e fortalecimento de vínculos entre os membros das famílias. “A família é o berço dessas crianças, é o grupo onde se cria laços afetivos que são de grande importância para o crescimento desse indivíduo. É dependendo dessa base familiar que essa criança pode ser um jovem bem desenvolvido, ou um problema para a sociedade”, afirmou a psicopedagoga Rita de Cássia.

Segundo Rita, a primeira infância é marcada por processos de desenvolvimento. É uma fase que as crianças precisam de oportunidades e estímulos, para que possam desenvolver suas aptidões. Também é o período de formação da personalidade, em que o indivíduo começa a estabelecer as características de seus relacionamentos com os que o cercam para a formação de caráter, que são valores absorvidos do próprio ambiente familiar. “O Família que Acolhe vai atuar diretamente nesse processo de formação, que não começa na escola, na rua, nos projetos sociais, mas que inicia na família. É uma política pública que oferece informação e serviços de qualidade para o crescimento e estruturação da criança durante esse período”, explicou a psicopedagoga.

Família que Acolhe – O Família que Acolhe é uma política pública de saúde, educação e desenvolvimento social. Essa política se estabelece tanto do ponto de vista do indivíduo – famílias recebem apoio e assistência de forma integrada – quanto do ponto de vista da articulação e oferta integrada dos serviços. Serão atendidas famílias com filhos nas Casas Mãe; grávidas cadastradas no Bolsa Família; adolescentes grávidas e reeducandas gestantes da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo. O programa funciona na avenida Sólon Rodrigues Pessoa (antiga N-5), s/nº, bairro Pintolândia (ao lado do Senai). Mais informações podem ser obtidas pelo número 3621-6055.

Secom: PMBV