Várzea Alegre: Secretaria de Meio Ambiente comemora o Dia do Catador de Materiais Recicláveis

382

A Secretaria de Meio Ambiente, do Governo de Várzea Alegre, realizou na tarde desta quinta-feira, 03 de março, evento festivo em comemoração ao Dia dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, comemorado nacionalmente dia 01 de março.

O evento aconteceu na Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Trabalho, no bairro Juremal, com presença dos catadores do município e AJAs – Agente Jovem Ambiental, projeto do governo do Estado.

No encontro teve palestras sobre direitos e questões sociais com a psicóloga Lissandra Félix e com o advogado Elton Almeida. Os catadores receberam informações sobre previdência social, auxílio catadores e sobre direitos trabalhistas. Durante o evento foram sorteados 40 prêmios entre os participantes.

Para o Secretário de Meio Ambiente, J. Marcílio, a valorização dos catadores de materiais recicláveis do município é uma prioridade do Governo Municipal. “A gestão municipal se preocupa com o exercer de políticas públicas voltando para os catadores da nossa cidade, fornecendo, além de qualidade nos seus serviços prestados, conhecimentos e, principalmente, valorizando esse trabalho que é de suma importância para o meio ambiente de Várzea Alegre” – contou.

O presidente da Associação de Catadores de Várzea Alegre, Alan Jorge, agradeceu a realização do evento e disse se sentir feliz, tendo seus trabalhos valorizados. “Ficamos muito felizes em receber o reconhecimento do nosso trabalho para o meio ambiente, da nossa sociedade. É muito importante esses momentos, a gente se sente importante e lembrados” – destacou.

O Dia do Catador de Material Reciclável é comemorado em memória do massacre de 01 de março de 1992, na Colômbia, onde morreram brutalmente assassinados 11 catadores. Os catadores foram enganados pelos assassinos para entrar no prédio com a intenção de coletar os recicláveis. Uma vez dentro, eles foram espancados e mortos com a finalidade de vender seus corpos para pesquisa e tráfico de órgãos.

Autor: Da redação com ascom/Foto: ilustrada