Várzea Alegre é beneficiada com o programa O Brasil Conta Comigo

81

 O Secretário de Saúde, Ivo Leal, informou nesta sexta-feira, 10 de julho, que o munícipio de Várzea Alegre foi beneficiado pelo programa O Brasil Conta Comigo, do Governo Federal.

De acordo com Ivo Leal, após a adesão do município ao programa e o credenciamento de equipes de PSFs e do Hospital São Raimundo, Várzea Alegre conta com a parceria de 16 acadêmicos dos cursos de medicina e de enfermagem, auxiliando nas ações de enfrentamento à Covid-19 e em outras frentes que forem desenvolvidas pelos estabelecimentos de saúde.

Ivo Leal destacou que o programa O Brasil Conta Comigo é destinado a acadêmicos de medicina, de enfermagem, de fisioterapia e de farmácia. “Essas quatro especialidades foram priorizadas pelo Ministério da Saúde para dar suporte aos municípios.Os acadêmicos dessas áreas são inseridos nos municípios através da Coordenação Nacional do Programa o Brasil Conta Comigo”, afirmou.

Ele explicou que programa faz uma seleção semelhante à do Mais Médicos, a diferença é que não são profissionais formados, mas acadêmicos dessas áreas.

Os acadêmicos são supervisionados por médicos e enfermeiros formados, nos locais onde desenvolvem seus trabalhos. “Se vier acadêmicos de medicina ou de enfermagem, eles são supervisionados pelos médicos e enfermeiros do PSF. No hospital são acompanhados pelos médicos e enfermeiros de lá”, disse.

Ivo Leal destacou que Várzea Alegre está satisfeita com a parceria do programa federal e com os acadêmicos de medicina e de enfermagem que atuam neste município. Ele disse que não foram enviados pelo Ministério da Saúde para Várzea Alegre acadêmicos de fisioterapia e de farmácia, mas como município credenciado, aguarda mais acadêmicos para compor o programa no município.

Nesta tarde, o Ministério da Saúde credenciou outras Unidades Básicas de Saúde o programa terá 22 acadêmicos neste município.

No desenvolvimento de suas atividades, os acadêmicos apresentam ao programa relatórios mensais ao Ministério da Saúde, descrevendo suas tarefas. Eles recebem uma bolsa paga Governo Federal, de acordo com a carga horária a ser cumprida: R$ 1.045,00, para 40h semanais por mês; e R$ 522,50, para 20h semanais por mês.

O Brasil Conta Comigo, que foi lançado no início de abril, terá duração até dezembro deste ano.

Autor; Da redação com ascom/Foto: Divulgação